Qual é o caminho? Esta é uma pergunta que todo viajante prudente faz ao iniciar sua jornada. Qualquer pessoa sensata se preocupa com seu destino e com o caminho que a conduzirá até lá. E na jornada desta vida há um momento em que nos damos conta de que não estamos conseguindo enxergar o nosso destino. Desejamos um feliz destino, mas qual é o caminho que devemos seguir?
Nossa vida neste mundo é apenas uma viagem rumo à eternidade. E o caminho que tomarmos enquanto estivermos aqui determinará nosso destino eterno. Deus não nos abandonou nesta viagem, mas deu-nos um guia — a Bíblia — que indica o Caminho que devemos seguir. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e Luz para o meu caminho (1).
No entanto, a mesma Palavra de Deus diz que o homem é pecador e, por natureza, rebelde a Deus, pois não há um justo, nem um sequer… porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (2).
E por causa do pecado, os ímpios serão lançados no inferno (3). Que triste destino está reservado para o pecador!
Quando tomamos consciência do juízo que nos espera, buscamos desesperadamente um meio de chegar ao Céu. Surge então uma dúvida em nosso coração: Qual é o caminho? “Vá a tal religião”, nos dirão alguns; “procure praticar boas obras”, nos dirão outros… Mas os rituais religiosos ou obras de caridade não aliviarão a consciência daquele que sabe que a alma que pecar, essa morrerá! (4) Todavia DEUS é extremamente amoroso e nos lembra: Não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva (5).
Mas como poderá Deus, que é Santo e Justo, livrar o ímpio que é digno de toda condenação? Deus providenciou um meio de salvar o pecador, porque, como pela desobediência de um só homem (Adão, o primeiro homem), muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de Um (Jesus) muitos serão feitos justos (6). Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, substituiu o pecador, recebendo sobre Si todo o juízo de Deus. Embora nunca houvesse pecado, Ele Se ofereceu como culpado, levando sobre Si todos os pecados dos que nEle crêem e sofrendo a morte no lugar do pecador. Seu sacrifício foi aceito por Deus, que O ressuscitou ao terceiro dia. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus (7).
Portanto, o CAMINHO não é religião, caridade ou alguma filosofia. Há muitos que acreditam que todos os caminhos levam a Deus, porém tal pensamento é falso. A Palavra de Deus afirma que “há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (8). Há um só caminho que leva a Deus: Jesus Cristo. Quando os Seus discípulos Lhe perguntaram como podemos saber o CAMINHO? (9), Ele lhes respondeu: EU SOU SOU O CAMINHO, E A VERDADE E A VIDA. NINGUÉM VEM AO PAI, SENÃO POR MIM (10). E em NENHUM OUTRO há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos (11). Que é necessário que eu faça para me salvar? Crê no Senhor JESUS CRISTO, e serás salvo! (12).
E você, querido leitor, já sabe para onde vai? Existe um destino de paz e alegria para aqueles que estão em JESUS CRISTO. Creia em JESUS, reconhecendo nEle o ÚNICO CAMINHO para sua salvação.
Todo aquele que n’Ele crer não será confundido [Romanos 10:11]
Os Textos Bíblicos são:
- Salmos 119.105
- Romanos 3.10, 23
- Salmos 9.17
- Ezequiel 18.20
- Ezequiel 33.11
- Romanos 5.19
- Hebreus 7.25
- Provérbios 14.12
- João 14.5
- João 14.6
- Atos 4.12
- Atos 16.30-31
Fonte: Site Verdades Vivas (texto de um folheto evangelístico produzido e comercializado pelo site), http://www.verdadesvivas.com.br/setor/catalogo.html