No livro de Apocalipse, vemos muitos elementos das páginas do Antigo e do Novo Testamento. Dois modelos muito importantes estão ‘embarcados’ nas escrituras: as sete Festas do Senhor e o padrão das colheitas em Israel. Ambos têm a ver com a nossa redenção e com a ordem pela qual o povo de Deus chegará à sala do trono do céu. Em outra série de postagens, neste blog, falamos sobre as colheitas agrícolas em Israel e as colheitas de almas. Neste artigo, vamos falar do papel do ‘primogênito’ no Antigo Testamento.
O Padrão Primogênito / Primícias
Para quem quer entender o Apocalipse, é preciso estar familiarizado com os tipos e sombras do Antigo Testamento. De especial importância são os tipos que se relacionam com os festivais de colheita em Israel e, em particular, a parte da colheita conhecida como ‘primeiros frutos’ ou ‘primícias’, e o seu conceito relacionado, o filho ‘primogênito’.
Jesus usou metáforas e analogias agrícolas ao falar sobre a ‘colheita’ do povo de Deus no fim dos tempos. A parábola do “Semeador” (Mateus 13: 3-9,18-23) e a parábola do “Trigo e do Joio” (Mateus 13: 24-30) são dois exemplos de Jesus usando símbolos agrícolas ao falar sobre o fim dos tempos:
“E ele respondeu: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o diabo; a ceifa é a consumação do século, e os ceifeiros são os anjos.” Mateus 13:37-39
Na Bíblia, lemos que Deus ordenou aos filhos de Israel que dessem a primeira porção de tudo: as suas colheitas, a primeira cria de cada animal do rebanho, e até os seus primogênitos do sexo masculino:
“Todo o que abre a madre é meu; também de todo o teu gado, sendo macho, o que abre a madre de vacas e de ovelhas. O jumento, porém, que abrir a madre, resgatá-lo-ás com cordeiro; mas, se o não resgatares, será desnucado. Remirás todos os primogênitos de teus filhos. Ninguém aparecerá diante de mim de mãos vazias.” Êxodo 34:19,20
“Também guardarás a Festa das Semanas, que é a das primícias da sega do trigo, e a Festa da Colheita no fim do ano. Três vezes no ano, todo homem entre ti aparecerá perante o Senhor Deus, Deus de Israel.” Êxodo 34:22,23
Os homens de Israel deveriam aparecer com as suas ‘primícias’ três vezes por ano: na celebração da Páscoa/Pães Ázimos na primavera; na Festa das Semanas (também conhecida como Pentecostes ou Shavuot) no início do verão; e na Festa da Colheita, também conhecida como Festa dos Tabernáculos (ou Sucot) no outono.
Um maço, ou feixe, dos primeiros frutos da colheita da cevada era apresentado na semana de Pães Ázimos. Dois pães feitos com fermento (entre outras coisas) eram apresentados nas primícias da colheita de trigo no Pentecostes, e as primícias das azeitonas, uvas e outras frutas eram apresentadas na Festa dos Tabernáculos.
O primogênito é uma espécie de ‘primícias’
O primogênito dos filhos de Israel e o primogênito dos animais pertenciam a Deus:
“Disse o Senhor a Moisés: Consagra-me todo primogênito; todo que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, tanto de homens como de animais, é meu.” Êxodo 13:1,2
Filhos primogênitos eram redimidos
Os filhotes primogênitos de animais considerados ‘limpos’ eram sacrificados ao Senhor. O filho humano primogênito não deveria ser sacrificado, mas ‘redimido’:
“Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram-no [Jesus] a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito ao Senhor será consagrado; e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: Um par de rolas ou dois pombinhos.” Lucas 2:22-24
O Direito de Primogenitura
O filho mais velho tinha o direito à porção dobrada da honra e do patrimônio do pai, e tinha uma posição de preeminência, na família. Ele teria responsabilidades na família e também deveria amparar os pais idosos, se necessário. Esse privilégio era chamado de ‘direito de primogenitura’.
O direito de primogenitura era a promessa de futuras bênçãos reservadas até o momento em que o filho primogênito atingisse a maioridade, ou após a morte do pai. O direito de primogenitura era uma oportunidade única, não concedida a todos os filhos. A primogenitura chegava ao primogênito sem mérito próprio, mas simplesmente porque ele nasceu primeiro!
A primogenitura, no entanto, era vinculada a certas condições, e era somente uma promessa de futuras bênçãos. Poderia ser ‘perdida’ ou mesmo vendida. Esaú vendeu a sua primogenitura ao seu irmão Jacó por uma mera tigela de sopa, mostrando assim, desprezo e desrespeito por tudo o que estava envolvido no direito de primogenitura que a ele caberia. O filho mais velho de Jacó, Ruben, perdeu a sua primogenitura por ter tido relações sexuais ilícitas com a concubina de seu pai, e o irmão que ficou com o direito de primogenitura foi José. Nem Esaú nem Ruben foram deserdados; eles continuaram como filhos, mas perderam a preeminência e a honra que poderiam ter sido deles, como os primogênitos.
A nação de Israel é também ‘primogênita’ de Deus:
“Dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito.” Êxodo 4:22
Israel foi escolhido entre as nações do mundo para ser duplamente abençoado por Deus. Como ‘primogênitos’ de Deus, eles tinham direito à ‘primogenitura’ não oferecida ao resto das nações do mundo. Esta primogenitura incluía a terra prometida, as alianças, o templo e o Messias. Eles deveriam ser uma bênção para o resto do mundo, compartilhando as bênçãos da primogenitura com as nações.
Os Levitas/sacerdotes substituíam os ‘primogênitos’:
Os filhos de Levi também pertencem a Deus, com a tribo de Levi sendo escolhida entre as 12 tribos para ocupar o lugar dos filhos primogênitos de todas as tribos. A honra especial de servir a Deus como sacerdotes no tabernáculo e, mais tarde, no Templo, era o seu direito de ‘primogenitura’:
“Disse o Senhor a Moisés: Eis que tenho eu tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo primogênito que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus.” Números 3:11,12
Levitas e sacerdotes que não eram fiéis eram deixados de lado. Nadabe e Abiú, que oferecem ‘fogo estranho’ ao Senhor, foram mortos (Levítico 10: 1-3). A linha sacerdotal de Eli foi interrompida devido à sua falha em disciplinar os seus filhos (1 Samuel 2: 12-36).
Cristo é o ‘primogênito’ de Deus:
“E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.” Hebreus 1:6
Quando o autor de Hebreus se referiu a Jesus como o ‘primogênito’, ele não quis dizer o que o Filho Eterno é um ser criado. O termo ‘primogênito’ indica o status único de Jesus entre a humanidade; e que Jesus tem o direito a receber a herança em ‘porção dobrada’, incluindo a preeminência reservada ao filho primogênito.
Primogênito, primícias, escolhido, consagrado e santificado são, todas, palavras que a Bíblia usa quando se refere a pessoas e coisas que pertencem a Deus de uma maneira singular. Todos estes são especificamente selecionados, separados ou ‘chamados para fora’ de um grupo ou entidade maior.
Sabemos que Deus escolheu Israel de um grupo maior de nações do mundo. A tribo de Levi foi, então, escolhida dentre todas as 12 tribos para ser uma tribo sacerdotal. O Messias veio como o ‘primogênito’ de uma tribo separada para produzir os reis de Israel, a tribo de Judá.
Quando o primogênito do rebanho ou manada era dado a Deus, por meio de sacrifício, era oferecido com a fé de que haveria mais filhotes para substituí-lo no futuro. Quando as pessoas davam os primeiros frutos (ou primícias) de suas colheitas, estavam demonstrando fé na promessa de Deus de uma colheita ainda maior. Deus recebe a Sua ‘parte’ dos primeiros filhotes ou primícias dos rebanhos, manadas, colheitas e filhos, antes de Seu povo desfrutar de sua parte.
Você sabia que a Igreja é também ‘primogênita’ de Deus?
“Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados.” Hebreus 12:22,23
Deus tem um grupo especial de pessoas ‘chamadas para fora’, da humanidade, que Ele separou, e elas foram designadas para servi-Lo para sempre como sacerdotes e reis. Tal como a tribo de Levi foi separada para ser sacerdotes para Deus, e a tribo de Judá que recebeu a bênção real, nós, a Igreja do Senhor, fomos escolhidos para receber a ‘porção dupla’ na era vindoura, como sacerdotes e reis.
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. 1 Pedro 2:9
“Graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!” Apocalipse 1:4b-6
Uma vez que o reino milenar de Cristo comece na Terra, Deus já terá obtido a Sua porção das primícias da humanidade na forma da ‘ekklesia’ — os ‘chamados para fora’ — os sacerdotes e reis que compõem a Sua Igreja. E, como um tipo de primogênito, a igreja terá sido galardoada com a ‘porção dobrada’ de seu direito de primogenitura, sendo feita ‘sacerdotes reais’, a porção dobrada da herança reservada aos filhos fiéis do Pai.
As pessoas mortais que entram no milênio e as crianças que nascem durante o milênio nunca farão parte deste grupo de santos primogênitos glorificados. No entanto, se essas pessoas mortais permanecem fiéis e leais a Cristo, o seu rei, durante o milênio, elas entram na eternidade como pessoas ‘mortais-imortais’, em um mundo sem presença da morte, pecado ou mal; e elas habitarão em uma nova Terra recriada:
“Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” Apocalipse 21:2-4
O grupo especial de ‘chamados para fora’ por Deus, aqueles crentes que, desde Abel até a último santo da tribulação, caminharem e viveram pela fé durante o tempo que antecede o retorno visível de Cristo na Sua segunda vinda, viverão eternamente no lugar que Cristo lhes preparou: a Nova Jerusalém. No momento da recriação, os crentes que habitam a Cidade Santa descerão do céu. Deus, o Cordeiro, e os habitantes de Nova Jerusalém habitarão na Terra com a humanidade para sempre:
“Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.” Hebreus 12:22-24
Festas dos Primeiros Frutos / Primícias
Três vezes por ano, o povo de Deus deveria levar os primeiros frutos de sua colheita ao Templo. Essas reuniões celebravam os primeiros frutos, ou primícias, das colheitas que foram colhidas; sendo a colheita de cevada em Primícias/ Páscoa; a do trigo no Pentecostes e, nos, Tabernáculos, os primeiros frutos das colheitas de outono de azeitonas, uvas e outras frutas.
Os primeiros frutos das colheitas — como os primogênitos — pertenciam a Deus de uma maneira especial. As ‘colheitas’, e as pessoas que as colheitas representavam, eram consideradas ‘sagradas para o Senhor’.
Ano após ano, os filhos de Israel traziam as suas primícias ao templo, em Jerusalém. Embora as pessoas fossem instruídas a separarem (santificarem) os primeiros frutos de suas colheitas para a casa de Deus, o cumprimento profético de todos os festivais de primeiros frutos ou primícias, na realidade, acontecem quando pessoas especiais são separadas para Deus e o Seu serviço. A nação de Israel foi as primícias de Deus:
“Israel era consagrado ao Senhor e era as primícias da sua colheita.” Jeremias 2:3
A nação de Israel pertencia a Deus de uma maneira única, tirada de todas as nações da Terra. Eles foram escolhidos — não por causa de grandeza inerente por parte deles — mas por causa da escolha soberana de Deus.
“E não ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai. E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço. Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.” Romanos 9:10-13
Cristo é chamado de as ‘primícias’ da ressurreição
“Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.” 1 Coríntios 15:20
A ressurreição de Cristo, as primícias, é a garantia de uma colheita muito maior, de almas ressuscitadas por vir.
A Igreja também é chamada de ‘primícias’:
“Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.” Tiago 1:18
Os crentes serão os primeiros da criação de Deus a serem santificados e redimidos. Toda a criação guarda a promessa de uma futura renovação e redenção, quando os primeiros frutos (os crentes) forem levados para o templo celestial de Deus.
Os primeiros cristãos em uma área são chamados de ‘primícias’:
“Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo.” Romanos 16:5
Em resumo:
Os primeiros frutos, ou primícias, são aquela parte da colheita que pertence especialmente a Deus, escolhida dentre uma colheita maior, selecionada para o Seu plano e propósitos. O filho primogênito também é um tipo de ‘primícias’, redimido e separado para Deus. O filho primogênito tinha direito a uma parte especial da herança, chamada de ‘direito de primogenitura’. A primogenitura é a promessa de uma dupla bênção ao receber uma herança, mas a primogenitura pode ser perdida por comportamento imoral, ou pelo desprezo ou rejeição a esse direito propriamente dito.
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