Se você creu em Cristo e já colocou a sua confiança n’Ele, e tem dúvida se poderia perder a salvação por alguma falha ou pecados de sua parte, compartilhamos, aqui, alguns vídeos, para esclarecer essa questão tão importante.
Nesse outro vídeo (na realidade, um áudio legendado), há outras explicações que são um excelente complemento:
É de extrema importância não interpretar equivocadamente certas passagens da Bíblia, que alguns veem como uma aparente possibilidade da ‘perda da salvação’, mas que não estão falando sobre isso.
Possibilidade de perder a salvação durante a Tribulação do fim dos tempos
O verso “aquele que perseverar até o fim, será salvo” (Mateus 24:13, Marcos 13:13), diz respeito ao período da Grande Tribulação, que é parte do período de anos que precede a volta de Cristo. É essencial entender o contexto em que o verso é citado (passagem sobre o fim dos tempos), que não é a “era cristã em geral”, da história humana, e sim o tempo do fim. Nessa ocasião, quando o 1º arrebatamento já terá acontecido, haverá novos convertidos a Cristo (judeus e gentios), que serão duramente perseguidos. Eles precisarão perseverar até o fim, e não aceitarem a marca da Besta (do Anticristo), nem adorar o seu número ou a sua imagem. Na Bíblia inteira, este é o único momento da história, e a única situação, entre a ressurreição de Cristo e a 2ª Vinda, em que um crente poderia colocar em risco a salvação.
A salvação durante a tribulação ainda será pela graça através da fé
Diferentemente do que muitos ensinam, o período da tribulação será um período em que a salvação oferecida por Deus, pela graça através da fé em Cristo, ainda estará disponível aos seres humanos. Somente após a 2ª Vinda visível de Cristo à Terra, essa oferta não estará mais disponível, haja vista que, a partir de então, como “todo olho O verá” (ou seja, não será mais possível, nem necessário, ter “fé”, pois o conhecimento de Cristo será “por vista”), o mundo estará em uma nova dispensação, em que os seres humanos, em seus corpos naturais, mortais, vivendo durante o reino Milenar de Cristo (o Milênio), serão salvos pelo respeito e obediência a Jesus Cristo, o Rei, tendo sido encerrada a era da “salvação pela graça através da fé”, que está em vigor agora, antes da 2ª Vinda.
A operação do erro
É verdade também que, a partir de determinado momento, durante a tribulação, não será mais possível, para quem já tiver ouvido o Evangelho da graça, e ainda não tiver crido em Jesus, venha a crer, pois a Bíblia diz, claramente, que Deus enviará a “operação do erro”, para que todos os que rejeitaram a verdade, para que creiam na mentira.
“Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?
E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.
Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado;
E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,
E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.
Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;
Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,
Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra.” 2 Tessalonicenses 2:5-17
Acreditamos que o evento chamado “operação do erro” será algum sinal e maravilha que será feito pela Besta, Falso Profeta e Satanás, no dia da Abominação Desoladora, que que deixará uma grande quantidade de descrentes da Terra tremendamente impressionados. Eles farão parecer que foi uma aparição divina na Terra, enganando a quase todos. A partir de certo ponto, não haverá novas conversões a Cristo, dentre os que foram expostos à “operação do erro”. Os crentes presentes, na Terra, serão somente aqueles que já haviam crido até aquele ponto, que precisarão buscar sobreviver sem aceitar a marca da Besta, e assim perseverarem, até o fim.
O que significa ‘aquele que perseverar até o fim será salvo’?
A expressão “aquele que perseverar até o fim, será salvo”, nos Evangelhos de Mateus e Marcos, diz respeito não ao risco de alguém, na era cristã em geral, antes da tribulação, perder a salvação eterna, mas ao livramento que Cristo proporcionará aos que sobreviverem e perseverarem durante o período da grande tribulação, não aceitando a marca da Besta. Entre o início do reino da Besta e a 2ª Vinda, em um evento conhecido com ‘O Dia do Senhor’, Deus derramará a Sua ira na Terra, e os crentes que estiverem vivos até aquele momento, e tiverem perseverado até então (não aceitando a marca da Besta, mesmo passando por sérias privações), serão removidos da Terra, mediante um arrebatamento final, antes do momento em que começará o derramamento da ira de Deus. A história de Ló e a sua família é um tipo e figura desse último arrebatamento, que precede o Dia do Senhor. Ló foi retirado de Sodoma instantes antes de Deus lançar fogo e enxofre sobre a região. É este livramento — o resgate da Terra, antes que a ira de Deus seja derramada — que a palavra “salvo” quer dizer, nas passagens escatológicas que Jesus mencionou (Mateus 24, Marcos 13). Os santos da tribulação, chamados de “vencedores”, ou “vitoriosos sobre a Besta”, serão livrados da ira de Deus, mediante a remoção da Terra, antes que aquele evento terrível aconteça. Cristo virá buscá-los!
Todo ser humano que crê, verdadeiramente, em Cristo, em seu coração, nunca perde a salvação eterna. Ainda que a pessoa caia e erre, em algum momento, ela se levantará, pois quem a mantém firme é o próprio Deus. Durante a tribulação, se a pessoa tiver aceitado a marca da Besta, ela não terá mais acesso à salvação, e esta é a única exceção.
A segurança da salvação implica “incentivo para pecar”?
Esclarecido o que expusemos acima, então fica a pergunta: devemos achar que podemos pecar voluntariamente, se temos a segurança da salvação? É óbvio que não! Se alguém creu de verdade, não vai querer fazer algo que irá entristecer o Espírito Santo que habita nele. Porém, somos todos seres humanos, ainda vivendo em nossos corpos com a natureza carnal, e podemos sofrer tentações e fazer coisas que, depois, nos damos conta que não deveríamos ter feito e que, mais do que terem sido pecado contra Deus, também foram ruins para nós mesmos, e nos prejudicaram. A tentação e a possibilidade de pecar é uma realidade, creia a pessoa, ou não, na doutrina da segurança da salvação! Não é a segurança da salvação que estimulará alguém a pecar.
Conclusão
Deus está sempre atento à nossa oração para que Ele nos ajude a vencer a tentação, a renovar a nossa mente, a nos fortalecer e, também, para ouvir sobre o nosso arrependimento, e nos perdoar e restaurar. O sacrifício de Cristo cobriu todos os nossos pecados, passados, presentes e futuros. Quando ‘nascemos de novo’, esse nascimento é para a vida eterna — e a vida eterna não se perde, pois é eterna! Vimos, também, que Deus disciplina os Seus filhos, aqueles a quem ama.
Quando um ser humano crê e coloca a própria a confiança em Cristo Jesus, na sinceridade do seu coração, é salvo para sempre, e ninguém é capaz de tirá-lo das mãos de Deus. Esta é a segurança e a certeza da salvação.
“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.
E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.
De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” João 6:37-40
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.” João 10:27-29
“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:4-10
“Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8:31-39
Se ainda tem dúvida, veja essas palavras ditas por Jesus, e o tempo dos verbos:
“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou TEM a vida eterna, não entra em juízo, mas PASSOU da morte para a vida.” João 5:24
Esperamos que, se você, com a sinceridade do seu coração, creu e nasceu de novo, tenha a certeza da salvação eterna, para sempre, e nunca viva em insegurança quanto a isso. Que este artigo lhe ajude para ter paz e alegria, e um incentivo ainda maior a viver uma vida de santidade e comunhão com Deus. Não com a ‘finalidade’ de ser salvo, mas porque já está salvo, se creu em Cristo genuinamente, e porque quer dar bom testemunho. Esteja em paz e tenha uma vida de alegria e esperança!
◊◊◊
Se você ainda não tem a salvação eterna em Cristo Jesus, leia a nossa página da Salvação agora mesmo!