Para entender Apocalipse, é fundamental conhecer mais sobre a Pessoa mostrada no capítulo 1, para que seja possível entender todas as outras formas que Jesus é retratado no livro. Entender o significado de ‘o Anjo do Senhor’ é fundamental para compreender várias passagens bíblicas.
A seguir, apresentamos passagens das escrituras, para que você possa fazer as conexões. Lembre-se: a escritura interpreta a escritura. Começamos com o livro de Apocalipse, e então vemos qual é o local que a passagem está indicando, para mais informações.
O primeiro capítulo de Apocalipse apresenta uma imagem do Senhor Jesus Cristo. A passagem não diz que é Jesus, mas sabemos que é Ele, porque é mostrado como ‘um semelhante a um filho do homem’, e diz esteve morto e vive pelos séculos dos séculos’. Não há dúvida que essa descrição é de Jesus.
“Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas. Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.” Apocalipse 1:12-16
Essa passagem nos direciona ao livro de Daniel, que também apresenta uma descrição de Jesus, em uma visão que o profeta Daniel teve:
“E levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz; E o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão.” Daniel 10:5,6
Vejamos também Ezequiel 8:2, que diz: “E olhei, e eis uma semelhança como o aspecto de fogo; desde o aspecto dos seus lombos, e daí para baixo, era fogo; e dos seus lombos e daí para cima como o aspecto de um resplendor como a cor de âmbar.“
A mesma pessoa que vemos em Ezequiel 8, veremos também no capítulo 43. Ele é associado com a glória de Deus e com o oriente:
“E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória. (…) E a glória do Senhor entrou no templo pela porta que olha para o oriente.” Ezequiel 43:2,4
Antes de prosseguirmos, é de extrema importância entender o significado da palavra ‘anjo’. Ela existe no hebraico (‘malach‘) e no grego (‘angelus‘), e significa tanto ‘anjo’ como ‘mensageiro’. Portanto, quando lemos a palavra ‘anjo’, na Bíblia, ela pode não se referir, necessariamente, a um ente celestial tal como chamamos normalmente de ‘anjo’. Pode se referir a qualquer pessoa que desempenhe função de representante de outra, ou seja, um ‘mensageiro’. Talvez, a melhor tradução, no lugar de ‘mensageiro’, seria ‘emissário’. Emissário é um termo muito usado quando um governante de um país manda alguém altamente qualificado para resolver assuntos de seu interesse, em uma missão internacional, muitas vezes, complexa. No caso, o termo ‘malach’ ou ‘angelus’, na Bíblia, quando não está se refererindo a um ser angelical, seria melhor compreendido por nós, leitores, se a tradução tivesse usado a palavra ‘Emissário’. Em síntese, o papel de ‘malach’ / ‘angelus’ / ‘mensageiro’, no sentido de ser representante de outro, em uma missão específica, não é restrito aos anjos do céu, mas a qualquer ser que for cumprir um papel de ‘emissário’.
Em Apocalipse 7:2, lemos sobre um ‘anjo’ subindo do lado da nascente do sol (algumas traduções usam a palavra ‘oriente’).
Na Almeida Revista e Atualizada (‘ARA’): “Vi outro anjo que subia da nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo.” Na Nova Versão Internacional (‘NVI’): “Então vi outro anjo subindo do Oriente, tendo o selo do Deus vivo.”
Em Apocalipse 18:1, lemos sobre um ser semelhante, um ‘anjo’, que tem essa ‘glória’ associada a ele: “Depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a terra se iluminou com a sua glória.”
Em Apocalipse 10, vemos um outro ‘anjo forte’, que é o mesmo Anjo do Senhor. Examinemos os versos 1, 5, a primeira parte do 6 e o verso 7:
1 “Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era como o sol, e as pernas, como colunas de fogo;
5 Então, o anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu”
6 e jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos (…): Já não haverá demora,”
7 mas, nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele estiver para tocar a trombeta, cumprir-se-á, então, o mistério de Deus, segundo ele anunciou aos seus servos, os profetas.” Apocalipse 10:1, 5, 6, 7
A mesma pessoa é vista em Daniel 12:5-7:
“Então, eu, Daniel, olhei, e eis que estavam em pé outros dois, um, de um lado do rio, o outro, do outro lado.
Um deles disse ao homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio: Quando se cumprirão estas maravilhas?
Ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, quando levantou a mão direita e a esquerda ao céu e jurou, por aquele que vive eternamente, que isso seria depois de um tempo, dois tempos e metade de um tempo. E, quando se acabar a destruição do poder do povo santo, estas coisas todas se cumprirão.” Daniel 12:5-7
Como veremos a seguir, a passagem identifica o Anjo do Senhor como o próprio Deus:
“Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.
Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima? Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés!(…)” Êxodo 3:2-4″
Acima, o Anjo do Senhor é equiparado ao ‘Senhor’ / ‘Deus’.
Êxodo 14:19-20,24-25 nos mostra a mesma comparação sobre o Anjo do Senhor, e que ele é Deus:
“19 Então, o Anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e passou para trás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles,
20 e ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; a nuvem era escuridade para aqueles e para este esclarecia a noite; de maneira que, em toda a noite, este e aqueles não puderam aproximar-se. (…)
24 Na vigília da manhã, o Senhor, na coluna de fogo e de nuvem, viu o acampamento dos egípcios e alvorotou o acampamento dos egípcios;
25 emperrou-lhes as rodas dos carros e fê-los andar dificultosamente. Então, disseram os egípcios: Fujamos da presença de Israel, porque o Senhor peleja por eles contra os egípcios.” Êxodo 14:19-20, 24-25.
Constatamos, então, que o Senhor estava na coluna de fogo e de nuvem, e que, dali, Ele via o exército dos egípcios.
Êxodo 23:20-23 mostra que esse ‘Anjo’ é um guerreiro:
“Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado.
Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não te rebeles contra ele, porque não perdoará a vossa transgressão; pois nele está o meu nome.
Mas, se diligentemente lhe ouvires a voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários.
Porque o meu Anjo irá adiante de ti e te levará aos amorreus, aos heteus, aos ferezeus, aos cananeus, aos heveus e aos jebuseus; e eu os destruirei.” Êxodo 23:20-23
Note a expressão “nele está o meu nome”, no verso 21, e que Deus está falando por meio desse ‘Anjo’: o Anjo do Senhor. Aqui, então, durante a época do Êxodo, Deus está dizendo a Moisés que Ele enviará ‘o Seu Anjo’ para lhes guiar o caminho, e mais adiante levá-los até Canaã, a Terra Prometida, e que será esse Anjo do Senhor que irá garantir a vitória deles sobre os habitantes de Canaã.
Vamos agora examinar Josué 5:13-15. Essa passagem é quando Josué está conduzindo os israelitas à Terra Prometida, e eles estão se preparando para lutar a Batalha de Jericó, e na véspera desse dia, Josué encontra uma ‘pessoa’: o ‘Anjo do Senhor’, que é Deus:
“Estando Josué ao pé de Jericó, levantou os olhos e olhou; eis que se achava em pé diante dele um homem que trazia na mão uma espada nua; chegou-se Josué a ele e disse-lhe: És tu dos nossos ou dos nossos adversários?
Respondeu ele: Não; sou príncipe do exército do Senhor e acabo de chegar. Então, Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?
Respondeu o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim.” Josué 5:13-15 (ARA)
Obs.: Na NVI, a tradução consta assim (‘Comandante’ em vez de ‘Príncipe’):
“Estando Josué já perto de Jericó, olhou para cima e viu um homem de pé, empunhando uma espada. Aproximou-se dele e perguntou-lhe: “Você é por nós, ou por nossos inimigos? “
“Nem uma coisa nem outra”, respondeu ele. “Venho na qualidade de comandante do exército do Senhor”. Então Josué prostrou-se, rosto em terra, em sinal de respeito, e lhe perguntou: “Que mensagem o meu senhor tem para o seu servo? “
O comandante do exército do Senhor respondeu: “Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é santo”. E Josué as tirou.” Josué 5:13-15
Esta é uma aparição do Senhor, de Cristo, antes de Ele nascer como um bebê em Belém. Este é Ele, no Antigo Testamento, quando Ele aparece como o ‘Mensageiro do Senhor’, que foi enviado como o Comandante do Senhor, para fazer o que Ele prometeu a Moisés, de que o ‘Anjo do Senhor’ iria guiar os israelitas no deserto e destruir os inimigos quando chegassem na Terra Prometida. Aqui, Josué vê esse ‘homem’ e O reconhece como Deus. Anteriormente, Josué havia visto a coluna de fogo e de nuvem, então de alguma forma ele viu, pois era o Anjo do Senhor. Havia, também algo sobre esse ‘homem’ com a espada desembainhada, que Josué viu, que o fez lembrar que alguém iria vir, para ajudá-los a conquistar a Terra de Canaã.
Vemos Jesus como comandante dos exércitos celestiais, em Apocalipse 19-11-15:
“Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça.
Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais.
Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é Palavra de Deus.
Os exércitos do céu o seguiam, vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos.
De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. “Ele as governará com cetro de ferro”. Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso.” Apocalipse 19:11-15
Essa é a mesma pessoa que vemos no capítulo 1 de Apocalipse, na frente de João, e vemos a ideia de que Jesus é o Comandante dos exércitos do Senhor. Ele sempre foi o comandante, mesmo nos tempos do Antigo Testamento, como o ‘Anjo do Senhor’. O simbolismo do ‘Anjo do Senhor’ está presente também no livro de Apocalipse.
Muitas pessoas têm dificuldade de encontrar onde Jesus aparece no livro de Apocalipse. É fundamental entendermos que Jesus aparece nos seguintes capítulos, de diversas maneiras:
- nos capítulos 1 a 3;
- no capítulo 5 como Aquele que toma o pergaminho;
- no capítulo 6 como Aquele que abre os selos e Aquele a quem os riscos e os poderosos gritam “Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro”;
- no capítulo 7 como o Anjo que se levanta da nascente do sol (do Oriente), com o selo (‘o anel de sinete’) do Deus vivo para selar os 144.000 de Israel (‘144k’);
- no capítulo 10 como o Anjo Forte, com o rosto como o sol, com uma nuvem em sua volta, associada a um arco-íris, quando Ele ressuscita os mortos e transforma os vivos, e diz quanto tempo tudo demorará até que termine, ou seja, quando a sétima trombeta for tocada pelo anjo, o mistério de Deus terá se cumprido;
- no capítulo 11, como Aquele a quem as pessoas dão glória, quando a sétima trombeta é tocada;
- no capítulo 12, como o Filho Varão, que governará todas as nações com cetro de ferro;
- no capítulo 14, como o pastor dos 144k, que seguem a Cristo no Monte Sião celestial. Ele também é Aquele semelhante ao filho do homem, que está assentado sobre uma nuvem, com uma coroa de ouro na cabeça e uma foice afiada na mão, que Ele usará para fazer a última colheita de crentes (o terceiro e último arrebatamento, instantes antes do Dia do Senhor, em que a ira de Deus será derramada);
- no capítulo 15, quando o último grupo está cantando o cântico de Moisés e o cântico do Cordeiro, e provavelmente Cristo estará lá cantando junto com eles;
- no capítulo 17, como o Rei dos reis e Senhor dos senhores, que vence a Besta e aqueles que estão com Ele são os chamados, escolhidos e fiéis;
- no capítulo 18, como o Anjo Glorioso / Resplandecente, que declara que Babilônia caiu;
- no capítulo 19, como o Cavaleiro Fiel e Verdadeiro, montado no cavalo branco, que derrota a Besta e o Falso Profeta, julga com justiça, vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus;
- no capítulo 21, como o Cordeiro assentado na Nova Jerusalém, que desceu do céu para a Terra (aparentemente após o término do Reino Milenar); e
- no capítulo 22, retratado como o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
Constatamos, então, que a revelação de Jesus Cristo O apresenta em todos esses capítulos, realizando várias coisas e aparecendo de formas diferentes, consistentemente aparecendo como ‘o Anjo do Senhor’. Não é possível entender Apocalipse quando não se entende quem é o Anjo do Senhor.
Que fique novamente claro que não estamos, de maneira alguma, dizendo que Jesus seja um ‘anjo’! O termo ‘malach’ ou ‘angelus’, quando utilizado para se referir a alguma aparição de Cristo, deve ser entendido como um ‘Mensageiro do Senhor’. A palavra ‘anjo’ no original hebraico ou grego significa mais do que a palavra anjo na língua portuguesa. Pode ser aplicada a seres humanos ou até mesmo a Cristo, quando exerce(m) algum papel de emissário para alguma missão especial, não significando que seja um ser angelical celestial, como costumamos entender, ao lermos a palavra ‘anjo’.
Apresentadas as passagens e as explicações acima, esperamos que você possa ter percebido a conexões.
Com relação a Apocalipse 1:1, é a revelação de Jesus Cristo, que Deus deu a Cristo, que deu ao Seu anjo, que deu a João, que escreveu em um livro, para mostrar para os Seus servos, sobre coisas que rapidamente acontecerão. Há uma grande quantidade de referências a Cristo como sendo ‘o Anjo do Senhor’, no Antigo Testamento. Há, também, referências sobre um ‘homem’ aparecendo, que é Deus, quando esse homem visita Abraão junto com dois anjos, e diz a Abraão que ele terá um filho (quando Sara ri. O nome de Isaac (ou Isaque) foi baseado nisso, pois significa ‘risada’). Nessa mesma visita (em Gênesis 18), esse ‘homem’ conta a Abraão sobre o que estava prestes a acontecer com Sodoma e Gomorra. Nessa passagem, é dito que ‘o Senhor’ e Abraão discutem se alguém seria poupado e Abraão tenta barganhar quantos seriam poupados, até chegar a 10 pessoas. Os poucos justos que estavam em Sodoma foram resgatados pelos dois anjos que estavam com o Senhor.
Jesus, portanto, aparece em vários lugares do Antigo Testamento, não somente como o Anjo do Senhor, mas, também, como o Comandante dos exércitos celestiais. Em hebraico, a palavra ‘Comandante’ é a mesma usada para ‘Príncipe’, significando alguém com papel de comando ou chefia, ou seja, o ‘Chefe’ dos exércitos celestiais, como vimos na passagem apresentada de Josué capítulo 5.
Há tantas passagens no Antigo Testamento que falam sobre o Anjo do Senhor como sendo a 2ª Pessoa da Trindade, como parte da divindade, sendo chamado de Senhor e de Deus. Anjos comuns (no sentido de seres espirituais leais a Deus, que habitam o céu) jamais aceitam ser adorados nem chamados de Deus nem de Senhor. Nas aparições de Jesus como o Anjo do Senhor (ou ‘Mensageiro do Senhor’) no Antigo Testamento, Jesus pré-encarnado, sendo a 2ª Pessoa da Trindade, não repreendeu a Josué quando este se prostrou e O adorou, em Josué 5:14. Nem anjos no sentido de ente espiritual fiel a Deus, nem seres humanos crentes jamais aceitariam tal coisa, como pode ser visto em Apocalipse 22:8-9 (quando João ficou impressionado com o anjo e se prostrou aos seus pés, e o anjo logo pediu que parasse, porque era conservo, e que adorasse a Deus) e em Atos 14:15 (quando Cornélio se prostrou aos pés de Pedro, que imediatamente o repreendeu e disse que não fizesse aquilo, já que era tão humano quanto ele).
Em uma consulta a um livro de concordância bíblica, a palavra ‘malach’ (‘mensageiro’ / ‘anjo’) mostrará que, na maior parte das primeiras vezes em que é mencionada (aproximadamente 15 vezes), está falando do ‘Anjo do Senhor’, e não de nenhum outro anjo. No total, ao menos em metade das vezes, a palavra é usada para fazer referência ao ‘Anjo do Senhor’. Portanto, o Anjo do Senhor, na Bíblia, é ninguém menos do que Cristo, aparecendo como a 2ª Pessoa da Trindade, Jesus, que também pode ser chamado de Senhor e de Deus. Ele tem um nome que só Ele sabe, e que descobriremos quando chegarmos ao céu.
Esperamos que esse estudo tenha o ajudado a visualizar o Senhor Jesus no livro de Apocalipse. Ele não aparece somente no capítulo 1 e nos outros lugares em que o Cordeiro é mencionado, mas em diversos outros capítulos, seja como o ‘Anjo do sol nascente / anjo do oriente’, o ‘Anjo Forte’, o ‘Anjo glorioso / resplandecente’. Todas essas menções se referem a Cristo, tal como o Anjo do Senhor também se referia a Cristo, desde o Antigo Testamento.
[Texto redigido a partir de estudo (original em inglês) da autora Brenda Weltner, com adaptações. Se você compreende bem a língua inglesa e quiser assistir ao vídeo da autora, ele pode ser encontrado aqui. ]
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