Introdução
Em Mateus, Jesus nos fala que o fim dos tempos seria como ‘os dias de Noé’ e, em mais de uma ocasião, advertiu que não fôssemos enganados. Apocalipse, por sua vez, nos fala sobre acontecimentos do fim dos tempos, dentre os quais, a marca e a imagem da Besta. Ambos são assuntos intrigantes, que geram certa confusão e diferentes interpretações.
No presente tempo, ninguém tem como dizer o que será, exatamente, a marca da Besta. O que o texto bíblico diz, claramente, é que se alguém aceitar a marca da Besta e a prestar adoração à Besta ou à sua imagem ou ao número de seu nome, será lançado no Lago de Fogo eternamente. Na época em que a marca da Besta estiver disponível e sendo proposta pela Besta, Apocalipse 14:8-10 nos diz que um anjo do Senhor advertirá as pessoas sobre as irreversíveis consequências desse ato.
Apenas como um esclarecimento sobre terminologia, a Besta (ou 1ª Besta) também é amplamente referenciada no meio cristão como o ‘Anticristo’. Esse título, porém, não é adotado no livro de Apocalipse. Embora, na língua portuguesa, seja costumeiro interpretar o prefixo ‘anti’ como ‘contra’, devemos lembrar que, no grego, ‘anti’ também significa ‘no lugar de‘, o que quer dizer que o Anticristo será alguém que irá se passar por Cristo, ou seja, agir como um ‘pseudocristo’. Ele será um falso Cristo e o seu intuito será fazer as pessoas acreditarem que ele é o verdadeiro Cristo.
Como já mencionamos, a adoração da Besta e o recebimento da sua marca será uma decisão tomada ativamente pelo indivíduo interessado. Ninguém será ludibriado para receber a marca involuntariamente, porque o recebimento da marca está atrelado à adoração consciente da Besta. O Anticristo só aparecerá em cena, como tal, alguns meses após a abertura do 1º Selo de Apocalipse e após o evento conhecido como a ‘Abominação Desoladora’ (a coroação da Besta, no Templo de Deus), que ocorre 42 meses antes da 2ª Vinda visível e gloriosa de Cristo. O 7º Rei / Besta Escarlate é assassinado (provavelmente, pelas Duas Testemunhas, que poderão estar agindo em legítima defesa) e Deus permitirá que esse 7º Rei ressuscite. O espírito que o possuirá nessa ressurreição será o do anjo caído Apoliom. Antes da morte e ressurreição do 7º Rei, ele ainda não estará no ‘papel’ de ‘anticristo’. Somente após a sua ressurreição é que ele se tornará 8º Rei / Besta do Mar / ‘Anticristo’, possuído por Apoliom, com poderes para realizar sinais e maravilhas (milagres), empoderado diretamente por Satanás. Satanás agirá como o ‘pai’ e o Anticristo como o ‘filho’ (o ‘descendente da serpente’).
A abertura do 1º Selo de Apocalipse só acontece depois que o grupo simbolizado pelos ’24 anciãos’ aparece no céu, diante do trono de Deus. O grupo dos ’24 anciãos’, corporativamente falando (que entendemos ser um número simbólico), é a mesma entidade representada pelo ‘filho varão’ de Apocalipse 12, que é arrebatado para o céu e se apresenta diante do trono de Deus.
Muitos opinam que a imagem da Besta seria uma “estátua” que o Falso Profeta mandará as pessoas adorarem, e que a marca da Besta seria algum microchip. Embora o uso de tecnologia seja altamente provável na aplicação da marca da Besta, e até possa envolver o implante de algum dispositivo avançadíssimo, com propósitos malignos, ficam as questões:
- o que poderia ser a imagem da Besta?
- além de poder comprar e vender, por que razão alguém aceitaria a marca da Besta?
- por que alguém adoraria a imagem da Besta?
- o que teria isso a ver com os dias de Noé?
Esses são os temas que pretendemos desenvolver, nesse texto.
O descendente da serpente e o descendente da mulher: Gênesis 3:15
Encontramos, na Bíblia, desde os primeiros capítulos do livro de Gênesis e, também, no livro de Apocalipse, relatos intrigantes, que acabam fornecendo informações indispensáveis para o entendimento de outras passagens. Desprezar essa moldura significa perder o contexto. Não há como entender certos eventos narrados no último livro da Bíblia — o Apocalipse — sem entender o que é explicado no primeiro: Gênesis.
No capítulo 3 de Gênesis, logo após Eva comer do fruto proibido, tentada pela serpente (que sabemos ser uma manifestação de Satanás), Adão também come do fruto. No verso 15, Deus diz para a serpente:
“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:15
Gênesis 3:15 é a primeira passagem profética da Bíblia, com importância fundamental. Nela, é dito que Satanás viria a ser inimigo da mulher e que a descendência dela viria a ser inimiga do descendente da serpente. O descendente da mulher iria ferir a cabeça da serpente, e a serpente iria ferir o calcanhar do descendente da mulher.
O descendente da mulher, a quem Deus se referia, viria a ser Jesus, que herdou o cromossomo ‘X’ de Maria, que sucessivamente herdou da sua mãe, até chegar a Eva — a primeira mulher. Jesus não teve o cromossomo ‘Y’ herdado de Adão, mas do Espírito Santo, em uma fecundação sobrenatural. A passagem também fala de um ‘descendente da serpente’. Normalmente, ignoramos esse trecho, porque é difícil entender. Mas a Bíblia diz que a serpente viria a ter um descendente.
Desde então, ciente da profecia sobre o descendente da mulher e sobre o seu próprio descendente, Satanás mobilizou-se, não somente para, de fato, ter a sua própria descendência como, também, para impedir o nascimento daquele, da descendência da mulher, que viria confrontá-lo. É exatamente isso que encontramos em diversas partes do Antigo Testamento, e que temos dificuldade de entender e até de aceitar, por envolver certos trechos que parecem histórias de ficção científica.
Os ‘filhos de Deus’: Gênesis 6
Em Gênesis 6:1-4, lemos a seguinte passagem:
“Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas, vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram. Então, disse o Senhor: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos. Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade.”
Em outro artigo nosso, intitulado ‘Quem eram os filhos de Deus e os nefilim em Gênesis 6‘, entramos em mais detalhes sobre essa passagem, que demonstra que anjos (os ‘filhos de Deus’) que abandonaram a sua posição no céu, e o seu corpo original (tendo se tornado ‘anjos caídos’), tomaram mulheres humanas e tiveram relações sexuais com elas, para gerarem descendência. Esses descendentes não eram nem anjos nem humanos, mas seres híbridos, que foram chamados de ‘nefilim’, descritos na Bíblia como sendo de grande estatura, guerreiros cruéis que agiam como inimigos da raça humana, cometendo muitas violências e assassinatos. A mitologia de várias culturas apresenta seus ‘deuses’ (o que seria equivalente aos anjos caídos) e de seus filhos mortais (‘semideuses’). Naturalmente, Satanás estava por trás desse movimento, porque queria gerar a sua ‘descendência’.
Como podemos ler na própria continuação da passagem de Gênesis 6, a existência desses seres híbridos e transumanos, na Terra, grandes e extremamente cruéis, foi a razão de Deus ter enviado o Dilúvio. Se Deus não tivesse agido para impedir que toda a humanidade se tornasse híbrida, ela teria sido aniquilada e, além disso, o nascimento de Jesus não teria sido possível. Jesus precisava ser 100% humano, não poderia ter a genética contaminada pela semente de anjos caídos.
As tentativas de Satanás para impedir o nascimento do descendente da mulher
Satanás sempre quis impedir que o ‘descendente da mulher’, bem como, posteriormente, a linha real de Davi, mencionado em Gênesis 3:15, pudessem vir à existência. Temos como exemplos:
No Antigo Testamento:
- A corrupção da linha de Adão com os nefilim (Gênesis 6)
- A semente de Abraão (Gênesis 12, 20)
- A fome (Gênesis 47:13)
- A destruição da linha masculina (Êxodo 1:15-16)
- A perseguição de Faraó (Êxodo 14)
- A ocupação da Terra de Canaã (Gênesis 12:6)
- Contra a linhagem de David (2 Samuel 7)
- Jeorão mata os seus irmaos (2 Crônicas 21:4)
- Árabes matam todos exceto Acazias (2 Crônicas 22)
- Atalia mata todos exceto Joás (2 Crônicas 22)
- Ezequias atacado etc. (Isaías 36, 38)
- No período persa, tentativas de Hamã de exterminar os judeus (Ester 3)
No Novo Testamento:
- Os temores de José (Mateus 1)
- As tentativas de Herodes (Materus 2)
- Em Nazaré (Lucas 4)
- Duas tempestades no mar, muito provavelmente sobrenaturais (Marcos 4, Lucas 8)
- A crucificação de Jesus
Satanás ainda não terminou os seus planos contra a humanidade e ainda haverá ações diretas suas, na Terra, como é profetizado no livro de Apocalipse.
Com o Dilúvio, que é reconhecido por várias culturas, mesmo as não judaico-cristãs, os nefilim daquela época morreram, e os anjos caídos foram presos por Deus no Poço do Abismo (o “Tártaro” da mitologia, um lugar bem mais profundo e apartado que o Sheol/Hades), onde aguardam o dia em que serão soltos e posteriormente julgados, conforme narrado em Judas 1:6 e 2 Pedro 2:4-6. Os seres que serão soltos do Poço do Abismo, no relato de Apocalipse 9 são esses anjos caídos. Não entender Gênesis 6 significa não entender de onde vêm o exército de ‘gafanhotos’ de Apocalipse 9.
No artigo que já mencionamos e que recomendamos fortemente que leia, também falamos sobre a nova incursão de anjos caídos na Terra depois do dilúvio e dos diversos povos de ‘nefilins’ que se instalaram em diversas regiões. Esta foi a razão de Deus ter mandado os israelitas exterminarem esses povos. Não se tratava de inimigos humanos comuns, mas de ‘nefilim’.
As Colinas de Golã, Hebrom, a Faixa de Gaza têm algo muito interessante em comum: todas essas regiões foram áreas em que Josué falhou ao não exterminar a totalidade dos ‘refaim’ (Josué 15:14 e outras passagens).
Influência cultural
Em livros e em filmes, já vimos OVNI’s, personagens alienígenas, super-heróis com poderes especiais, como X-man, Hulk, Superman e muitos outros. Obviamente, não há nada de errado em assistir filmes com super-heróis; são histórias de ficção e entretenimento.
A humanidade ama os super-heróis e quer se ver livre das injustiças, das doenças e ter um corpo menos frágil e com mais poderes, se possível imortal, como os personagens de filmes ‘Superman’ ou ‘Highlander’. Não é de se estranhar que se, um dia, Satanás quiser que todos aceitem a tal marca da Besta, basta prometer algo relacionado a saúde, juventude, habilidades e poderes especiais, conhecimentos avançados, uma expectativa de vida mais longa ou até uma suposta ‘divindade’. A marca não precisaria ser aplicada a força. Multidões que rejeitaram a Cristo poderão vir a aceitar a marca e se tornar transumanas, após um ‘marketing’ muito eficiente, que terá sido a própria ressurreição do Anticristo e os sinais e maravilhas que ele fará, sob o poder de Satanás.
A imagem da Besta
Na tradução da Bíblia em português, quando nos deparamos com o verso que fala sobre a imagem da Besta em Apocalipse 13, temos a impressão de que a imagem da Besta será uma estátua do anticristo que o Falso Profeta mandará que seja adorada. Diz a passagem, que é sobre a 2ª Besta, o Falso Profeta:
“Exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens. Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu; e lhe foi dado comunicar fôlego à imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse morrer quantos não adorassem a imagem da besta.” Apocalipse 13:12-15;
É dito que a imagem da Besta “terá fôlego” e que “falará”. A imagem da Besta, portanto, não pode ser uma simples ‘estátua’. Poderia ser um robô, com inteligência artificial avançada, como o robô humanoide Sophia, por exemplo? Sim, mas isso não explicaria o fato de a ‘imagem’ ter “fôlego”. Por isso, acreditamos que a imagem da Besta será algum ser vivo que portará as características genéticas da Besta. Alguém que terá o fôlego da vida, diferentemente de Adão, que foi criado à imagem e semelhança de Deus, serão pessoas à imagem da Besta.
O Falso Profeta, imitando o Espírito Santo, dará ‘ânimo’ (respiração e ‘espírito’) à imagem da Besta que os ‘habitantes da Terra’ farão. Assim como o homem foi criado à imagem de Deus e recebeu a vida pelo Espírito de Deus, haverá uma criação falsa de uma nova humanidade feita à ‘imagem da Besta’, que receberá um ‘espírito’. Essa imagem é muito mais que um ídolo. A referência à história de Gênesis sugere que a imagem da Besta será um novo ‘Adão’; um novo tipo de homem-deus, criado à semelhança da Besta, uma entidade que deverá ser adorada.
Em Apocalipse 9:20, lemos sobre os idólatras que escaparam da morte no momento da destruição da 6ª Trombeta da ‘Mistério Babilônia’. São pessoas que persistiram em sua idolatria: não deixaram de “adorar os demônios e os ídolos de ouro, de prata, de cobre, de pedra e de pau”, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar”. A palavra grega para ídolo em Apocalipse 9, é “eidolon”, que significa ‘uma imagem ou uma estátua de um deus’. Já a palavra para ‘imagem’ usada em Apocalipse 13:15 e em outros lugares, é a palavra grega ‘eikón’ que, na verdade, significa ‘representação semelhante a um espelho’, algo que reflete exatamente a sua fonte e é a exata ‘replicação de um protótipo’ (nº 1504 da concordância Strong).
Para se ter uma ideia de como a palavra ‘imagem’ (‘eikón‘) é usada no Novo Testamento, vejamos outras passagens em que esse termo em grego é encontrado:
“E, assim como trouxemos a imagem do homem terreno, traremos também a imagem (eikón) do homem celestial.” 1 Coríntios 15:49
“…e se revestiram da nova natureza que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem (eikón) daquele que a criou.” Colossenses 3:10
“Pois aqueles que Deus de antemão conheceu ele também predestinou para serem conformes à imagem (eikón) de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8:29
“E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem (eikón), como pelo Senhor, que é o Espírito.” 2 Coríntios 3:18
“Ele é a imagem (eikón) do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.” Colossenses 1:15
Por isso, quando Apocalipse fala em adorar a ‘imagem’ da Besta, não será uma ‘estátua’ ou ‘ídolo’ (‘eidolon‘), mas algo diferente: um indivíduo ou, mais provavelmente, ou um grupo de pessoas que portarão a sua imagem e semelhança (‘eikón‘). Essas pessoas serão seres híbridos, transumanos.
É surpreendente que Jesus tenha prometido vida eterna e um corpo ressuscitado, com as mesmas características do corpo que Ele recebeu após ser ressuscitado, imortal e glorificado, e que muitas pessoas escolhem rejeitar a Cristo. Ele fez tudo o que era necessário na cruz, morrendo em nosso lugar, graciosamente para nós, para nos redimir e nos dar o privilégio da salvação e da vida eterna com Ele. A promessa de Cristo é verdadeira e eficaz. Muitas pessoas que rejeitaram a Cristo, que estiverem vivas na época do reinado da Besta, correrão o risco de acreditar na promessa do Anticristo e de serem enganadas, para a própria condenação eterna. Quem não irá querer um ‘upgrade‘ de corpo e de saúde? Quem não vai querer ter mais poderes e, talvez, ganhar a imortalidade, tal como a Besta ganhou ao ressuscitar, possuída por um anjo caído (Apoliom)? A palavra da vez será o transumanismo! Nessa época futura, quem não adorar a Besta e aqueles que têm a imagem da Besta será proibido de participar da sociedade, de comprar e vender, ou seja, em algum momento, faltarão os recursos de sobrevivência básica para quem rejeitar a marca da Besta e não adorar a sua imagem. Quem estiver vivo na Terra e rejeitar a adoração da Besta enfrentará severas dificuldades.
O ponto a ser considerado é este: o Anticristo será alguém altamente persuasivo, porém, o que ele tem a oferecer é uma armadilha, um caminho que acabará levando para a condenação. Quem aceitar se tornar a imagem da Besta ou receber a marca da Besta será condenado. Para se tornar à imagem da Besta, provavelmente, a pessoa terá que aceitar morrer, voluntariamente, para ressuscitar da mesma forma que a Besta terá ressuscitado. Só que, no momento da morte, quem irá possuir o corpo será um anjo caído.
Na época antediluviana, o plano dos Vigilantes (os anjos caídos) que estavam na Terra, conforme narrado em Gênesis 6, foi dominá-la por meio de descendentes (os ‘nefilim’) gerados por mulheres mortais. Tudo isso foi interrompido pelo Dilúvio. Já no fim dos tempos, o plano de ação desses anjos caídos que estão presos no Poço do Abismo, e que serão soltos na ocasião da 5ª Trombeta (Apocalipse 9), será outro: adotarem a mesma estratégia que o líder daqueles anjos, Apoliom, que possuirá o corpo do 7º Rei quando este morrer, tornando-se, então, o 8º Rei/Anticristo, que passará a ser um transumano. As pessoas que aceitarem esse ‘procedimento’ (habilitado pelo Falso Profeta, que dará respiração/’espírito’ a elas) são aquelas que portarão a imagem da Besta. O Anticristo faz de tudo para imitar a Cristo. Se Cristo terá crentes salvos selecionados para ajudá-lo em Seu governo durante o Milênio, como ‘reis’, o Anticristo também terá ajudantes à sua própria imagem: a imagem da Besta. Assim como os ajudantes de Cristo serão tratados com muita honra e respeito e Cristo exigirá que eles sejam reverenciados, o Anticristo exigirá que aqueles que portem a imagem da Besta sejam ‘adoradas’ pela população humana. Os ‘habitantes da Terra’ (pessoas cujo nome nunca estiveram no Livro da Vida) aceitarão essa adoração exigida pelo Anticristo e receberão, voluntariamente, a ‘marca da Besta’, que será uma espécie de ‘selo de identificação’ que deixa claro quem é leal ao Anticristo.
[Nota: A autora Brenda Weltner propõe que o termo ‘habitantes da Terra’ possa se referir a seres híbridos com aparência humana, que não são descendentes de Adão, e sim fruto de incursões de anjos caídos na Terra (abdução de pessoas para reprodução e posterior retorno à Terra? Não sabemos. Porém não parece que serão novamente os ‘nefilim’, mas algo mais avançado, com a mesma estatura e aparência dos seres humanos). Quando o livro de Apocalipse fala de seres humanos normais, menciona ‘os de todas as nações e línguas’ etc., e quando fala dos ‘habitantes da Terra’ é sempre uma categoria diferente, associada ao sistema da Prostituta e posteriormente também ao reino da Besta. Observe que serão os ‘habitantes da Terra’ que promoverão um exterminío de cristãos (os mártires do 5º Selo / mártires da Prostituta juntamente com os habitantes da Terra) alguns meses após o arrebatamento. A hipótese de os ‘os habitantes da Terra’, como seres híbridos e não 100% humanos, serem os cúmplices desse massacre, nos ajuda a entender melhor o que poderia estar se passando.]
A ainda que nem todos os que apoiarem o Anticristo tenham a imagem da Besta, o simples fato de aceitarem a marca representará uma decisão consciente de adorar a Besta e rejeitar a Cristo. A aceitação da marca da Besta representará o apoio e a lealdade à Besta, e a rejeição de Cristo. Quem aceitar a marca e adorar a sua imagem terá a proteção da Besta. Todos os que aceitarem a marca da Besta estarão condenados ao Lago de Fogo.
Pés de ferro e de barro: o sonho de Nabucodonosor
No livro de Daniel capítulo 2, é contado que o rei da Babilônia, Nabucodonosor, estava tendo sonhos que o perturbavam. Depois de chamar seus conselheiros espirituais, os magos e os esotéricos da época, e ninguém conseguir interpretar o sonho, o israelita Daniel finalmente foi chamado. Daniel era um homem temente a Deus e Deus atendeu a sua oração e lhe revelou o sonho do rei Nabucodonosor e a interpretação.
A passagem conta que o rei, em sonho, via uma imensa estátua, com cabeça de ouro, peito e braços de prata, ventre e coxas de cobre, pernas de ferro, e os pés em parte de ferro e em parte de barro. Daniel explica ao rei, dentre outras coisas, que a estátua representava vários reinos: a cabeça de ouro era o império Babilônico de Nabucodonosor (626-539 a.C.); o peito e os braços de prata, o império Medo-Persa, comandado por Ciro (539-330 a.C.); o ventre e as coxas de bronze, o império Grego (330 – 63 a.C.), as pernas de ferro, o império Romano (63 a.C. em diante), e os pés e os dedos de barro, o reino que se ergueria depois da queda do império Romano.
É interessante observar os versos 43 e 44:
“Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro. Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre.” Daniel 2:43-48
Há outros desdobramentos para o sonho e para a sua interpretação, que não serão discutidos nesse artigo. O ponto que queremos destacar, aqui, é que, no verso 43, há a menção de interferência e de tentativa de mistura com a semente humana, mas que não haverá êxito em ligar-se a ela. A passagem parece falar do fim dos tempos poque menciona que Deus levantará um reino que não será jamais destruído.
É muito intrigante que haja uma profecia, relacionada ao fim dos tempos, que diga que haverá tentativa de alguém de se misturar com a semente humana, mas que “não se ligarão um ao outro, assim como ferro não se mistura com o barro”.
‘Estrelas’ sendo lançadas à Terra em Apocalipse 12
O capítulo 12 do livro de Apocalipse é uma espécie de resumo do que é apresentado naquele livro. Nesse capítulo, é claramente narrado que, logo antes do arrebatamento do ‘filho’ (o primeiro grupo de crentes arrebatados, aqueles que são fiéis e foram considerados dignos do ‘direito de primogenitura’ — o grego apresenta o termo ‘arsen huios‘, que se refere ao ‘filho que herda’), o Dragão (Satanás) lança um terço de suas estrelas (anjos) à Terra, para tentar devorar o ‘filho’ recém-nascido da ‘mulher’ (a qual representa Israel). A Bíblia, porém, narra que o ‘filho’ é arrebatado para Deus e o seu trono, ou seja, o Dragão não consegue devorar o ‘filho’. Esse ‘filho’ não é Cristo isoladamente, porque essa profecia é futura e não aconteceu quando Jesus nasceu. Tem a ver com o nascimento de um ‘filho que herda’, que são os crentes que serão arrebatados e serão apresentados diante do trono de Deus, como o grupo simbolizado pelos ’24 anciãos’ (Apocalipse 4 e 5), antes da abertura do 1º Selo, dentre os quais Cristo aparecerá ‘no meio deles’. Embora quem irá governar com ‘cetro de ferro’ será Cristo, que reinará sobre a Terra, sabemos que Cristo terá ajudantes que O assistirão e que participarão do Seu governo. Portanto, Cristo e todos os seus auxiliares governarão com ‘cetro de ferro’. Veja os artigos ‘Sacerdotes e reis: os crentes no livro de Apocalipse‘, e ‘Os 24 anciãos de Apocalipse‘, que trata em mais profundidade esse tema.
A passagem de Romanos 8:16-18 nos diz que Cristo dividirá a Sua herança com crentes. Se é dito que a ‘mulher’ de Apocalipse 12 tem um filho primogênito (o filho que herda, o ‘filho-varão’, que como vimos, simboliza Cristo juntamente com todos os seus assistentes que foram dignos de ser considerados ‘filhos primogênitos’), também é dito, no verso 17 de Apocalipse 12, que a ‘mulher’ tem outros descendentes a quem o dragão perseguirá depois que a ‘mulher’ (o remanescente de Israel) fugir para o deserto. A ‘outra descendência’ da mulher significa que ela tem outros filhos, que não foram considerados ‘primogênitos’. Esse outro grupo, seja de pessoas que se converteram a Cristo após o primeiro arrebatamento, seja de pessoas que já eram crentes antes, mas que perderam o direito de primogenitura, sofrerá intensa perseguição, seja pelo sistema da Prostituta, seja posteriormente, pelo governo do Anticristo.
“E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.” Hebreus 12:16,17
Voltando a Apocalipse 12, observamos que o Dragão lança um terço de seus anjos na Terra, e que a infestação na Terra se reinicia. Esses seres, provavelmente, aparecerão com aparência de bondade e grande poder. Não sabemos se eles serão percebidos como alienígenas e se aparecerão em OVNI’s. Mais adiante, no dia da coroação do Anticristo, o próprio Satanás será expulso do céu, e todos os anjos leais a ele que ainda estiverem no céu, também serão lançados na Terra. Naquele dia, a totalidade do contingente satânico (os anjos leais a Satanás) estará presente na Terra. Será muito pior do que nos dias de Noé, e é por isso que será chamado de ‘Grande Tribulação’, como nunca houve na Terra. Esses seres poderão até mesmo se apresentar como seres de ‘luz’ e enganar a muitos. Jesus advertiu sobre isso, para que ninguém fosse enganado.
A operação do erro
Embora, no presente momento, tudo acabe caindo no terreno da especulação, é altamente provável que, com tamanha presença de anjos caídos na Terra, grande parte das pessoas que estiverem vivas na época da coroação do Anticristo, e que rejeitaram o verdadeiro Cristo, serão enganadas.
O Anticristo provavelmente virá como alguém que resolve os problemas da Terra, após uma perseguição implacável do sistema da Prostituta aos cristãos. Apocalipse diz que a Besta odeia a Prostituta (Apocalipse 17:16), mas podemos inferir que ele a usará para atingir os seus objetivos (no caso, de poder). As pessoas acreditarão nos milagres que o Anticristo fará, com poderes sobrenaturais dados por Satanás. Milhões de pessoas, que antes rejeitaram a Cristo e a Sua promessa verdadeira de salvação e de vida eterna, por meio da redenção proporcionada pela obra de Cristo na cruz do Calvário, acreditarão nas promessas do Anticristo, que poderão envolver curas, expectativa de vida mais longa ou mesmo imortalidade.
O apóstolo Paulo fala, no capítulo 2 de sua segunda carta aos cristãos de Tessalônica:
“E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade. Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra.” 2 Tessalonicenses 2:8-17
A Bíblia nos diz, sem nenhuma ambiguidade, que se alguém, voluntariamente, aliar-se à Besta, será lançado no Lago de Fogo quando da 2ª Vinda de Cristo. Felizmente, o texto bíblico também diz que haverá quem não aceite a marca da Besta e que conseguirá sobreviver (os ‘vencedores’), porém muitos não sobreviverão ou até mesmo serão martirizados. Quem vier a ser martirizado reinará com Cristo durante o Seu reino milenar (Apocalipse 20:5-6), juntamente com os grupos simbolicamente identificados como os ’24 anciãos’ e os ‘144.000’ crentes israelitas. Os ‘vencedores’ sobre a Besta (os crentes que sobreviverem sem aceitar a marca ou adorar a Besta ou a sua imagem) serão resgatados, mediante um arrebatamento, instantes antes do derramamento da ira de Deus, que é o ‘Dia do Senhor’, que ocorre algum tempo (possivelmente alguns meses) antes da 2ª Vinda de Cristo.
Os dias de Noé
Por que razão Jesus falou que o tempo do fim seria como ‘os dias de Noé’ (em outra passagem Ele também fala sobre os ‘dias de Ló’)? Seria porque todos levavam a sua vida normalmente e que o dilúvio os pegou de surpresa? Isso também é verdade, mas, a característica mais importante é que, tanto nos ‘dias de Noé’ quanto nos ‘dias de Ló’, anjos caídos e seres híbridos (transumanos) estavam presentes na Terra! No caso dos ‘dias de Noé’, em proporção muito maior do que os seres humanos normais! Esta foi a própria razão de Deus ter mandado o Dilúvio!
Nos dias de Ló, além da total promiscuidade e imoralidade praticada em Sodoma e Gomorra, como podemos ver em Gênesis 19, os seus habitantes almejavam ter relações sexuais com anjos! No caso dos dois anjos que estavam na casa de Ló, não se tratava de anjos caídos, mas de santos anjos do Senhor, que logo se defenderam e dispersaram os que pretendiam abusar deles! Logo após o resgate de Ló e de sua família, Deus lançou juízo sobre Sodoma e Gomorra, enviando fogo e enxofre, que destruiu a região inteira.
Aqueles que portarem a imagem da Besta terão as suas naturezas genéticas modificadas, por aceitarem ser alguém “à imagem e semelhança de Satanás”, perdendo a condição humana, tal como acontecia antes do Dilúvio, em que existia a presença de anjos caídos e de seus filhos híbridos (os ‘nefilim’). Em Mateus 24, Jesus diz:
“E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.”
No verso acima, Jesus deixa claro que se os dias não fossem abreviados, não restaria mais humanos na Terra.
Com relação ao significado do número ‘666’, apesar de só ser possível entender quando o Anticristo se apresentar no mundo, podemos inferir que, como o número do homem, na Bíblia, é ‘6’, por ter sido criado no sexto dia da semana da Criação, o número ‘666’ talvez simbolize um ‘super-humano’.
Conclusão
É impossível entender certas passagens do livro de Apocalipse sem entender Gênesis 3:15 e Gênesis 6. Satanás tem um plano de reivindicar a Terra para si e transformar significativa parte da raça humana em seres à sua imagem.
Alguns eventos apresentados no livro de Apocalipse estão diretamente relacionados à profecia de Gênesis 3:15 e, também, têm relação com o narrado em Gênesis 6, que servem como uma moldura essencial para o entendimento das profecias do fim dos tempos. As histórias dos dias de Noé e dos dias de Ló são mencionadas por Cristo em associação com o fim dos tempos e não podem ser ignoradas.
O objetivo de Satanás é a contaminação, eliminação, transmutação e corrupção de tudo que reflete ou revela Deus, ou Seu Filho, o Senhor Jesus. As promessas enganosas de Satanás a Eva, no jardim do Éden, serão repetidas nos últimos dias. Assim como Satanás enganou Eva a crer em promessas vazias de imortalidade e sabedoria, Satanás enganará a humanidade com promessas de extensão de vida, conhecimento ilimitado e até divindade, através do uso da tecnologia e do conhecimento ilícito fornecido pelos habitantes do Poço do Abismo que estão por vir. Satanás sempre buscou a destruição da raça humana como a conhecemos, pois cada pessoa carrega a imagem de Deus dentro dela. Na ótica de Satanás, essa imagem deve ser erradicada, destruída e substituída pela imagem da Besta; a humanidade deve ‘evoluir’ e se tornar ‘transumana’. Estamos prestes a entrar na era em que os verdadeiros humanos serão raros, exatamente como eram nos dias de Noé!
Satanás também procurará manter o seu domínio, a sua base, na Terra. Uma vez expelido do céu, ele deverá, a todo custo, manter o seu título na Terra como o ‘príncipe da potestade do ar’ e o ‘príncipe deste mundo’. Se ele não conseguir manter o domínio da Terra, ele sabe que será lançado no Poço e, dali, cerca de mil anos depois, no Lago de Fogo. Para poder manter sua posição aqui na Terra, ele precisará criar um portentoso exército de super soldados, que estarão disponíveis para lutar contra Cristo na Batalha do Armagedom, logo após a Sua 2ª Vinda visível e gloriosa. Não há como ler a passagem sobre o Armagedom e supor que aquele grupo que vai guerrear contra Cristo e as Suas hostes seria composto por seres humanos comuns. A única forma de alguém ter essa pretensão e audácia seria se tivesse características muito especiais, como seres híbridos dotados de habilidades diferenciadas, juntamente com o próprio Satanás.
Mesmo antes da 2ª Vinda de Cristo, tudo isso novamente requererá uma intervenção direta e decisiva de Deus, assim como ocorreu nos dias de Noé, em que os seres híbridos já estavam em vasta maioria. Existe uma guerra em curso. Não se trata somente do pecado da humanidade, mas do pecado dos anjos, dentre os quais Satanás e todos os seus seguidores. A batalha do Armagedom envolverá precisamente isso! E todos os humanos que apoiarem Satanás também serão destruídos e lançados no Lago de Fogo, que Jesus diz que foi criado para o diabo e seus anjos (Mateus 25:41). Este é o contexto.
Agora e, em qualquer outro momento, nunca se esqueça de estar equipado com a “armadura de Deus”, ensinada no capítulo 6 da carta de Paulo aos Efésios. Reserve um tempo para ler essa passagem e use sempre essa armadura poderosa.
Em Mateus 24:4, Jesus disse: “Vede que ninguém vos engane.” Ele nos relatou tudo isso na Bíblia porque nos ama e não quer que ninguém seja enganado, e quer que todos se arrependam e creiam n’Ele, e sejam salvos. Jesus é a nossa salvação e a nossa segurança.
Esperamos que esse artigo tenha apresentado uma perspectiva mais ampla sobre a questão da ‘semente da Serpente’, do transumanismo, da imagem da Besta, das intenções de Satanás, dos anjos caídos e do Anticristo. Nada do que escrevemos neste artigo tem o objetivo de amendrontá-lo, mas de possibilitar o entendimento do que irá acontecer. O crente em Cristo já é mais do que vitorioso!
◊◊
Você está seguro do seu destino eterno? Tem a certeza e a alegria da sua salvação eterna, em Cristo Jesus? O momento para isso é o dia que se chama hoje! Conheça a nossa página da Salvação.