Em Mateus 4: 9 e em Lucas 4:6, Satanás diz que tem autoridade sobre o mundo. Ele teria mentido, ao dizer que tem autoridade para dar? Ou ele realmente tem autoridade sobre a Terra?
Passagens: 1) “Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.” Mateus 4:8–9; 2) “E, elevando-o, mostrou-lhe, num momento, todos os reinos do mundo. Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua.” Lucas 4:5-7
Na Criação, Deus deu ao primeiro casal de humanos (Adão e Eva) a autoridade para governar a Terra. Na queda, com a permissão de Deus, Satanás tomou para si essa autoridade e ganhou enorme poder nesse mundo. Adão deixou de ocupar o lugar de proeminência.
O teólogo e pastor batista norte-americano John Piper, em um de seus podcasts, explica que, se Jesus tivesse adorado Satanás, Ele teria abdicado de sua autoridade divina e, assim deixado de ser Deus. Isto porque, se Ele tivesse adorado o diabo, Ele não seria Deus. Nessa hipótese, Satanás então daria a Jesus o mundo inteiro e ainda controlaria o mundo porque Jesus não seria Deus. Ele seria o ‘lacaio’ de Satanás. Tudo isso, é claro, não aconteceu e não poderia acontecer.
Há diversas passagens bíblicas que confirmam essa posição:
“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” 1 João 5:19
“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência.” Efésios 2:1,2
“nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” 2 Coríntios 4:4
Em Sua última noite antes da crucificação, Jesus disse: “Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim”. João 14:30
Jesus refere-se a Satanás como “o príncipe deste mundo” (João 12:31; 14:30; 16:11). Cristo reconhece Satanás como o atual governante do mundo. Contudo, Satanás não governa sozinho: tem todo um exército de anjos caídos e demônios, à sua disposição. O apóstolo Paulo refere-se a esses governantes perversos em Efésios 6:12: “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” Esses anjos caídos e demônios são muito numerosos.
A afirmação de Satanás é verdadeira no sentido de que ele tinha/tem autoridade sobre os reinos do mundo, mas pode não ser verdadeira no sentido de que ele realmente daria a Jesus a autoridade e a glória dos reinos do mundo. Ou ele mentiu, nesse aspecto, para levar Jesus ao pecado e, assim, arruinar a Sua missão e impedir o cumprimento da profecia de Genesis 3:15, ou estaria tentando cooptar Jesus, porque Satanás sabe que o mundo precisa ser governado por um humano e não, diretamente, por nenhum anjo. É por isso que, no fim dos tempos, por 42 meses, Satanás governará por meio da Besta/Anticristo. De todo modo, Jesus não caiu nessa artimanha porque jamais iria aceitar tal oferta.
Porém, fica a pergunta: se Satanás tem autoridade indireta, por quem ela lhe foi entregue? A resposta é: por Deus. Porém, Satanás não tem poder supremo. John Piper explica que Deus e Satanás não estão brigando pelo poder no universo. Deus é Deus. Satanás não é Deus. Todo o poder, de quem quer que seja, é por permissão, e durante determinado tempo. Satanás não tem autonomia para fazer qualquer coisa que Deus não permita.
Satanás recebeu permissão para afligir Jó. Este é o mesmo tipo de paradigma. O Senhor disse a Satanás em Jó 1:12: “Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.”
Todos os atos de Satanás, de oposição a Deus e ao povo de Deus, fazem parte do plano de Deus, pois Ele deu permissão a Satanás para exercer poder neste mundo, durante determinado prazo. Há esferas de autoridade que foram dadas por Deus e que só serão revogadas no tempo oportuno, por razões infinitamente sábias que Deus conhece, e sempre para cumprir os Seus propósitos.
No Novo Testamento, vemos que, na morte e ressurreição de Cristo, o golpe decisivo contra Satanás foi desferido. Quando Satanás vai contra Jesus em suas horas finais, Jesus diz: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.” João 12:31 Em João 16:11, Ele diz: “… porque o príncipe deste mundo já está julgado”.
A passagem mais importante sobre a derrota de Satanás na cruz de Cristo é Colossenses 2:13-15, que diz:
“E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas; havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.” Colossenses 2:13-15
Ao morrer pelos nossos pecados, pregando o registro de dívida na cruz, Cristo desarmou os governantes e autoridades e os expôs à vergonha.
John Piper explica: se Satanás não tem nenhum registro de nossa culpabilidade em seus arquivos de acusação, enquanto está diante do Juiz, o que Satanás vai fazer? Ele se torna impotente neste tribunal porque nosso registro de dívidas foi cancelado. Sua única arma condenatória contra os eleitos de Deus foi tirada de sua mão. Estamos perdoados. Então, o que ele vai condenar? Nada!
Em cada batalha com o diabo, podemos ter total confiança na vitória final. Satanás foi derrotado de forma decisiva. O apóstolo Paulo diz: “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8:38,39.
Apesar da derrota, Satanás só será efetivamente preso quando da 2ª Vinda de Cristo. Até lá, Satanás ainda tem autoridade / influência no mundo, e tenta embotar a vida e o testemunho de crentes e confundir e enganar a todos. A revogação da autoridade de Satanás e a sua prisão no Poço, tecnicamente, já poderia ter acontecido desde a morte e ressurreição de Cristo. No entanto, por motivos da infinita sabedoria de Deus, dentre os quais, para que muitas pessoas ainda nascessem e viessem a crer e a fazer parte da Igreja (grupo que estará completo quando do retorno visível e glorioso de Cristo), esse momento foi adiado para a época da 2ª Vinda. Se Cristo já tivesse prendido a Satanás e iniciado o Seu reino milenar logo após a Sua ressurreição, você e eu não teríamos nascido e/ou não teríamos tido a oportunidade de ser parte do grupo chamado de “ekklesia“, a Igreja do Senhor (‘chamada para fora’, para reinar e governar com Cristo). Pense nisso.
Satanás não consegue afetar a salvação de quem já é um crente e salvo, mas pode prejudicar a nossa vida e o nosso testemunho. Devemos sempre lembrar: “Filhinhos, vocês são de Deus e venceram os falsos profetas, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.” 1 João 4:4.
Ao buscarmos uma vida de fidelidade a Deus e termos perspicácia e força para não cairmos em tentação, Satanás se afastará de nós, conforme diz Tiago: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” Tiago 4:7-10
Conclusão
Embora Satanás tenha poder e autoridade no atual sistema mundial em que vivemos, o seu poder é limitado e temporário, sempre sob o controle soberano de Deus. Independentemente de quando a influência de Satanás será impedida, o texto bíblico deixa claro que há apenas uma maneira de escapar do poder do domínio de Satanás, que é por meio do Filho de Deus: Jesus.
◊◊
Você está seguro do seu destino eterno? Tem a certeza e a alegria da sua salvação eterna, em Cristo Jesus? O momento para isso é o dia que se chama hoje! Conheça a nossa página da Salvação.