abrir e fechar de olhos

Em um abrir e fechar de olhos

Tradução de estudo bíblico da autora Brenda Weltner

Neste artigo, falamos sobre o capítulo 15 de 1 Coríntios, que é um capítulo de fundamental importância para a fé cristã, que trata da ressurreição dos crentes falecidos e a transformação dos crentes que estiverem vivos. Antes de começar a ler esse estudo, é importante que você leia o capítulo inteiro, em sua Bíblia, ou clicando neste link.

Em 1 Coríntios 15:20 e versos seguintes, o apóstolo Paulo usa figuras agrícolas (‘semente’, ‘grão’, ‘primícias’) para descrever o momento em que a colheita de almas de Deus será levada para o seu ‘celeiro’. As primícias eram a primeira porção de cada colheita, a parte que amadurecia primeiro, que era oferecida a Deus. Cada colheita era dividida em 3 partes: as primícias, a colheita principal e as sobras. Se havia ‘primícias’, haveria, também, uma ‘colheita principal’ e as ‘sobras’/restos.

“²⁰ Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.” Coríntios 15:20

Cristo é a primeira porção — a porção de Deus — das pessoas ressuscitadas. A ressurreição de Cristo garante que não apenas os crentes (‘a colheita principal’) serão ressuscitados, mas, também, que outro grupo de pessoas também será ressuscitado — as ‘sobras’ / outras pessoas.

No verso 23, Paulo continua com a analogia da colheita mas, primeiro, ele apresenta o tópico da morte e da mortalidade — a morte como resultado do pecado de Adão e a imortalidade que vem de Cristo.

“²¹ Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. ²² Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.” 1 Coríntios 15:21,22

O que essa passagem está dizendo é que, em algum momento, todas as pessoas serão ressuscitadas. Assim como, ‘em Adão’, a universalidade da morte se aplica a toda a humanidade. Da mesma forma, toda a humanidade será ressuscitada por causa de Cristo. A ressurreição universal não implica ‘salvação universal’, significa apenas que a ressurreição, embora em diferentes momentos, acontecerá com toda e qualquer pessoa, porque Cristo ressuscitou dos mortos e tem poder sobre a morte. Esta é a questão que Paulo aborda na primeira parte de 1 Coríntios 15; ou seja, a doutrina da ressurreição dos mortos:

“³ Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. ¹⁰ Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo. ¹¹ Portanto, seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes.” 1 Coríntios 15:3-11

Paulo apresenta evidências para a ressurreição de Cristo, na forma de várias testemunhas:

  1. As escrituras profetizaram que Jesus morreria pelos nossos pecados, seria sepultado e então ressuscitaria dos mortos no terceiro dia. As escrituras são a primeira “testemunha”;
  2. Jesus apareceu a Cefas/Pedro e, depois, para os ’12’ apóstolos;
  3. Jesus apareceu para 500 pessoas de uma só vez. Algumas delas ainda estavam vivas na época em que Paulo escreveu isso;
  4. Jesus apareceu para Tiago e, depois, para ‘todos’ os apóstolos;
  5. Por fim, Jesus apareceu para Paulo na estrada para Damasco.

Aparentemente, havia pessoas em Corinto que acreditavam em Jesus, mas que negavam a doutrina da ressurreição. Paulo escreve para eles justamente para refutar essa ideia, primeiro fornecendo evidências na forma de escrituras proféticas e testemunhas (das quais Paulo afirmou também ter sido); e usando uma estrutura lógica: “se, então…”, declarando a sua hipótese e terminando com a seguinte conclusão lógica:

“¹² Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? ¹³ E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou. ¹⁴ E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé; ¹⁵ e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam. ¹⁶ Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. ¹⁷ E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. ¹⁸ E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram. ¹⁹ Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” 1 Coríntios 15:12-19

A hipótese “se / então” de Paulo é que haverá uma ressurreição dos mortos com base na ressurreição de Cristo;

  1. Se não há ressurreição, então Cristo não ressuscitou;
  2. Se Cristo não ressuscitou, não faz sentido pregar nem aceitar a Cristo;
  3. Se não existe ressurreição, estaríamos representando mal a Deus se pregássemos a ressurreição;
  4. Se nenhuma pessoa morta pode ser ressuscitada, então nem mesmo Jesus teria ressuscitado;
  5. Se Cristo não ressuscitou, então a sua fé não tem sentido e você ainda não teria sido perdoado por Deus;
  6. Se os mortos não ressuscitam, então os crentes mortos estão perdidos, sem esperança de salvação;
  7. Se a nossa esperança é apenas o que Deus puder fazer por nós nesta vida, então devemos ter pena de nós mesmos. Qual é o sentido de todo sofrimento e perseguição se não houver ressurreição dos mortos e a recompensa eterna que a acompanha?

Paulo demonstra que a crença na ressurreição é um aspecto fundamental da fé cristã. Ele argumenta com lógica humana, evidências bíblicas e evidências de testemunhas oculares para apoiar a sua afirmação.

“²⁰ Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. ²¹ Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. ²² Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.” 1 Coríntios 15:20-22

Em seguida, Paulo explica como a ressurreição ocorrerá em três momentos separados e distintos, conforme representado pelo simbolismo agrícola, da ‘colheita’:

“²³ Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.” 1 Coríntios 15:23

Cristo é as ‘primícias’ da ressurreição. Ele foi o primeiro a ressuscitar para nunca mais morrer, ressuscitando em um corpo imortal. É verdade que outros foram ressuscitaram dos mortos, como Lázaro, os ‘santos’ de Mateus 27, o filho da viúva de Naim, por exemplo — mas todos esses vieram a morrer novamente, porque nenhum deles foi ressuscitado em um corpo imortal, mas em seus mesmos corpos naturais, que eles já tinham. Cristo — e somente Cristo — é as primícias da ressurreição. Ele é o Único que tem um corpo ressurreto. Neste momento, Ele é o único no céu em um corpo imortal e glorificado. Todas as outras pessoas falecidas, incluindo crentes e santos do Antigo Testamento, estão presentes no céu em seus espíritos/almas. Eles ainda não têm um corpo. Eles só terão um corpo quando ocorrer a ressurreição da ‘colheita principal’: “aqueles que são de Cristo, na Sua vinda”. Será somente nessa ocasião que eles, ao mesmo tempo que nós, receberão os seus corpos imortais.

“³⁹ Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, ⁴⁰ por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.” Hebreus 11:39,40

Qualquer pessoa que seja de Cristo, ou seja, qualquer crente que tiver sido salvo pela fé n’Ele, será ressuscitado ‘na Sua vinda’, isto é, quando Ele vier a governar durante o Milênio, todos os mortos em Cristo serão ressuscitados. O livro de Apocalipse descreve os vários grupos de santos que serão ressuscitados pouco antes e, também, na altura do Seu retorno visível. Eles são retratados como grupos de sacerdotes se revezando para servirem no templo celestial.

O grupo final — as ‘sobras’ — será ressuscitado “no fim”. Em Apocalipse, o “fim” é descrito como sendo a época do juízo final do ‘Grande Trono Branco’, que acontece logo após o término do reino Milenar de Cristo, quando todos os que não creram em Cristo “pela fé” serão ressuscitados dos mortos. Esta é a ressurreição “geral”, que também é chamada de a “2ª ressurreição”.

“⁷ Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão (…) ¹¹ Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. ¹² Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.” Apocalipse 20:7,11,12

É somente no final do Milênio — depois que Satanás, a Morte e o Hades forem finalmente lançados no Lago de Fogo — que Cristo “entregará o reino” a Seu Pai:

“²⁴ E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. ²⁵ Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. ²⁶ O último inimigo a ser destruído é a morte. ²⁷ Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou. ²⁸ Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.” 1 Coríntios 15:24-28

Os crentes da época em que Paulo escreveu essa carta podem ter tido enorme dificuldade para entender o tipo de corpo que os ressuscitados teriam, especialmente porque os corpos mortos são sujeitos à decomposição e voltam ao pó. Até mesmo em nossos dias, isso é difícil de entender. Que tipos de corpos teremos na ressurreição? Paulo então continua usando a imagem agrícola, usando uma semente como exemplo:

“³⁵ Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm? ³⁶ Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer; ³⁷ e, quando semeias, não semeias o corpo que há de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente.” 1 Coríntios 15:35-37

Uma semente não é a planta que se tornará. De fato, quando uma semente é plantada no solo, a planta começa a criar raízes, crescer folhas e frutos, e a semente desaparece — ela se dissolve, no solo. A planta substitui a semente… e a casca ou parte externa da semente dá lugar à planta. A planta do tomate tem uma aparência muito diferente de uma semente de tomate. Um girassol alto com grandes flores e folhas excede em tamanho e beleza a semente da qual brotou. Uma vez que a semente é semeada, a semente se dissolve para que a planta possa tomar seu lugar. Nossos corpos atuais são como a semente; nossos corpos imortais serão como a planta que brota da semente de nossos corpos mortais.

Em seguida, aprendemos que nem todos os corpos ressurretos serão iguais. Na verdade, Deus dará a cada pessoa um corpo ressuscitado conforme a escolha d’Ele. O que quer que tenhamos ‘semeado’ nesta vida aparecerá, na próxima. Haverá diferentes tipos de corpos ‘imortais’, e Deus decidirá que tipo de corpo cada pessoa receberá.

“³⁸ Mas Deus lhe dá corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado. ³⁹ Nem toda carne é a mesma; porém uma é a carne dos homens, outra, a dos animais, outra, a das aves, e outra, a dos peixes.” 1 Coríntios 15:38,39

Assim como não há duas pessoas iguais nesta vida, não haverá duas iguais no futuro. Haverá diferenças entre as pessoas na próxima vida e isso se refletirá no tipo de corpo imortal que elas terão.

“⁴⁰ Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres.” 1 Coríntios 15:40

Os ‘filhos de Deus’ — os crentes — terão corpos celestiais e glorificados. Já após o Milênio, na ‘2ª ressurreição’, as pessoas que serão ressuscitadas nesse evento geral de ressurreição terão corpos imortais que são “terrenos”. Os crentes viverão na cidade ‘celestial’ — a Nova Jerusalém que desce do céu, de Deus — e eles terão corpos celestes. Aqueles que viverão na Nova Terra — que têm seus nomes escritos no Livro da Vida — terão uma glória ‘terrena’ ou terrestre.

“⁴¹ Uma é a glória do sol, outra, a glória da lua, e outra, a das estrelas; porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor.” 1 Coríntios 15:41

A glória dos crentes em seus corpos imortais é comparada aos luminares do céu: o sol, a lua e as estrelas. Crentes imortais e glorificados terão diferentes graus de ‘glória’. Alguns brilharão mais que outros, não haverá dois iguais. Nas escrituras, as ‘estrelas’ que brilham são uma metáfora para aqueles que são íntegros e sábios:

“( …) para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”. Filipenses 2:15

Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.” Daniel 12:3

Os crentes apóstatas também são descritos como ‘estrelas’. No entanto, eles são descritos como “estrelas errantes” e qualquer ‘luz’ que tenham será engolida pela escuridão.

“…ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre.” Judas 1:13

Paulo então contrasta nossos corpos mortais, com suas limitações inatas, com a glória e o poder que nossos corpos imortais terão:

“⁴² Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. ⁴³ Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. ⁴⁴ Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” 1 Coríntios 15:42-44

O ‘corpo natural’ equivale aos nossos corpos mortais terrestres. O corpo “espiritual” equivale ao corpo ressurreto que todos possuirão, seja a pessoa crente ou não. Se você tem um corpo natural, necessariamente terá um corpo ‘espiritual’ ou imortal. Isso inclui toda a humanidade, salva ou não:

“⁴⁵ Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. ⁴⁶ Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. ⁴⁷ O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu.” 1 Coríntios 15:45-47

Adão tornou-se um ser vivente quando Deus soprou em suas narinas o sopro da vida. Desde então, a ‘vida’ de Adão passou para toda a humanidade. Todos nós compartilhamos da vida física de carne e osso de Adão e, também, portamos a infecção do pecado que ele nos deu, que resulta na morte de nosso corpo físico. Toda a humanidade porta a ‘imagem’ de Adão; mas nem toda a humanidade terá a imagem de Cristo!

“⁴⁸ Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. ⁴⁹ E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.” 1 Coríntios 15:48,49

A imagem do ‘homem celestial’ é o caráter, a natureza e a glória de Cristo! O processo de santificação é sobre o Espírito Santo recriar a ‘imagem de Cristo’ em nós.

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8:29

E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” 2 Coríntios 3:18

mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória;” 1 Coríntios 2:7

O ‘homem natural’ não pode herdar o reino de Deus. Precisamos ser transformados — ganharmos um corpo ressuscitado — e tornar-nos imortais para possuirmos a herança imperecível que Deus tem para nós:

“⁵⁰ Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.” 1 Coríntios 15:50

Somente ‘filhos’ recebem a herança:

“³ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.” 1 Pedro 1:3-5

“²⁴ cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;” Colossenses 3:24

“¹⁵ Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.” Hebreus 9:15

“¹⁶ Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. ¹⁷ E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” 2 Coríntios 5:16,17

Em seguida, Paulo compartilha uma revelação que recebeu do Senhor. No Novo Testamento, novas revelações são frequentemente chamadas de ‘mistérios’. Um ‘mistério’ era uma verdade previamente desconhecida ou realidade espiritual que só poderia ser revelada depois que Cristo morresse e ressuscitasse. A nova revelação de Paulo foi bombástica — especialmente para os crentes que sequer tinham certeza de que a ressurreição era uma possibilidade. Paulo disse que haveria um grupo de crentes que receberiam ‘corpos de ressurreição’ sem precisarem ser ressuscitados. Em outras palavras, haveria um grupo de pessoas que nunca iriam morrer. Esse grupo receberia corpos de ressurreição/corpos imortais sem precisar passar pela morte!

“⁵¹ Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, ⁵² num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” 1 Coríntios 15:51,52

Para os crentes que estiverem vivos, a mudança de mortal para imortal será instantânea… em um “abrir e fechar de olhos”. Os mortos receberão os seus corpos ressuscitados e imortais — e os vivos serão transformados de mortais para imortais — no mesmo instante em que os mortos ressuscitarem. Este evento é retratado, simbolicamente, em Apocalipse 10, quando Jesus — descendo do céu representado como o ‘Mensageiro Forte’ (também traduzido como ‘Anjo Forte’ – lembre-se que a palavra ‘anjo’ significa ‘mensageiro’) — ruge como um leão e assume autoridade sobre os mortos (um pé no ‘mar’) e sobre os vivos (um pé na terra) — os crentes que a Ele pertencem. Os vivos serão transformados e os mortos serão ressuscitados. Os mortos receberão seus corpos espirituais imortais no céu, conforme indicado pelos 7 Trovões (7 Espíritos de Deus) que respondem ao rugido de Cristo.

“¹ Vi outro anjo forte [anjo = mensageiro] descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era como o sol, e as pernas, como colunas de fogo; ² e tinha na mão um livrinho aberto. Pôs o pé direito sobre o mar e o esquerdo, sobre a terra, ³ e bradou em grande voz, como ruge um leão, e, quando bradou, desferiram os sete trovões as suas próprias vozes. Logo que falaram os sete trovões, eu ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, dizendo: Guarda em segredo as coisas que os sete trovões falaram e não as escrevas.” Apocalipse 10:1-4

Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão (…)” 1 Tessalonicenses 4:16

Em Romanos 8, Paulo nos diz que é a presença do Espírito Santo em nós que dará vida aos nossos corpos mortais:

“¹¹ Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito que em vós habita.” Romanos 8:11

Uma vez que os crentes — tanto os mortos quanto os vivos — tenham recebido seus corpos imortais e imperecíveis, então a vitória sobre a morte estará completa!

“⁵³ Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. ⁵⁴ E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. ⁵⁵ Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” 1 Coríntios 15:53-55

A vitória sobre o pecado e a morte será declarada quando os crentes vivos forem livrados / isentados da morte na época da ‘colheita principal’ de almas — crentes “que são de Cristo em Sua vinda”!

“⁵⁶ O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. ⁵⁷ Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Coríntios 15:56,57

A morte e o pecado estão conectados. E a lei é o que dá poder ao pecado sobre nós. O pecado, a morte e a lei serão todos vencidos pela vitória que é nossa, em Cristo.

Conclusão

O capítulo 15 de 1 Coríntios é um dos trechos mais importantes para o crente, pelo fato de apresentar a centralidade da ressurreição de Cristo para a nossa fé, e nos dar a promessa que o mesmo acontecerá com os crentes.

Paulo explicou que a revelação que ele recebeu era um mistério porque, até então, muito pouco havia sido revelado sobre o assunto da ressurreição. Os judeus sabiam sobre a ressurreição do ‘último dia’ (aquela que acontecerá logo antes do juízo final do Grande Trono Branco), mas não sabiam que, antes do reino Milenar, os crentes em Cristo receberiam, antes de todos os outros, corpos ressuscitados e imortais, com características diferentes dos que forem ressuscitados na 2ª ressurreição. Paulo também revelou um mistério que era algo totalmente inédito: que os crentes que estiverem vivos no dia em que a ‘trombeta da ressurreição for tocada’ não precisarão morrer para ganharem corpos de ressurreição imperecíveis: eles serão transformados de mortais para imortais, sem precisarem passar pela morte. Este é o mistério ao qual Paulo se refere.

Muitos associam a passagem de 1 Coríntios 15 ao arrebatamento. Essa associação, porém, é equivocada e deriva de uma inferência / imaginação do leitor, já que a passagem não faz nenhuma menção ao arrebatamento. O que acontece “em um abrir e fechar de olhos”, ou seja, em uma fração de segundo, será a transformação dos corpos dos crentes que estiverem vivos, não o arrebatamento. Sim, essas pessoas serão arrebatadas depois. No entanto, além de essa passagem não estar falando sobre arrebatamento, este não acontecerá no mesmo dia da transformação dos corpos dos crentes vivos.

Em outras postagens nossas, falamos sobre o nascimento e o arrebatamento do ‘filho varão’ de Apocalipse 12. Simbolicamente, o ‘nascimento’ desse ‘filho varão’ equivale à transformação dos corpos. Em seguida, o dragão tenta devorar esse filho, e não consegue. Depois, o ‘filho’ é arrebatado para Deus e o Seu trono. No Antigo Testamento, todo recém-nascido israelita do sexo masculino deveria ficar em casa com a sua mãe durante 7 dias e, somente no 8º dia, ele deveria ser apresentado no templo, para ser circuncidado, ganhar um nome e passar a pertencer à comunidade de Israel. Assim como o bebê israelita, os crentes que serão transformados (comparados a um bebê que nasce, na passagem de Apocalipse 12) ainda ficarão por 7 dias na Terra, em seus novos corpos imperecíveis. Somente no 8º dia é que esse grupo será arrebatado, para ser glorificado no céu, por Deus Pai. Não se deve ler um ‘arrebatamento’ em 1 Coríntios 15, porque o arrebatamento não é mencionado e nem mesmo sugerido nessa passagem. Ele não será um evento simultâneo à transformação dos corpos.

Vimos ainda, que, ao recebermos corpos ressuscitados, seremos libertos do pecado e do poder da lei. Por causa dessa verdade, devemos trabalhar para o Senhor, plenamente convencidos de que nada do que fizermos para Ele será em vão. A realidade da ressurreição é algo que deve tornar nossa fé inabalável e nos levar a viver para Cristo com propósito e devoção.

“⁵⁸ Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” 1 Coríntios 15:58

“¹³ Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos, ¹⁴ sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará convosco. ¹⁵ Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus. ¹⁶ Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. ¹⁷ Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, ¹⁸ não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:13-18

“¹ Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. ² E, por isso, neste tabernáculo [este corpo que temos hoje, como ‘tendas’], gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial [o nosso futuro corpo imperecível e glorificado]; ³ se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus [um corpo nu é comparado a uma alma sem corpo]. Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito.” 2 Coríntios 5:1-5

Esperamos que esse estudo tenha sido proveitoso e que e que a sua fé seja revigorada com a leitura e compreensão dessa passagem tão relevante do Novo Testamento.

Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória.” Filipenses 3:20,21

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