Tradução de estudo bíblico da autora Brenda Weltner
O ladrão na noite
Há várias passagens nas escrituras que fazem referência a Jesus vindo para o Seu povo como um ‘ladrão na noite’. A primeira menção dessa metáfora é encontrada nos evangelhos:
“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.” Mateus 24:42-44
Paulo se refere a essa mesma metáfora do ladrão na noite em sua primeira carta aos tessalonicenses:
“Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.” 1 Tessalonicenses 5:1-6
A alusão ao ladrão na noite também aparece em Apocalipse:
“Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.” Apocalipse 3:3
“Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.” Apocalipse 16:15
O que o ladrão na noite está ‘roubando’?
Jesus faz a comparação com um ‘ladrão na noite’. De quem, e o que Jesus estará ‘roubando’? Jesus está vindo para o Seu povo. Ele está ‘roubando’ o Seu povo do ‘dono’ da casa, que é Satanás. Enquanto os crentes estiverem na Terra, eles serão mantidos reféns pelo príncipe deste mundo e seu falso filho, o Anticristo. Satanás também sabe que, no dia em que Cristo vier para este último grupo de crentes, os eventos associados ao Dia do Senhor serão deflagrados, incluindo a derrota iminente do Anticristo/Besta no Armagedom, e o colapso do domínio e reinado da Besta. Se Satanás puder manter os crentes reféns na Terra, o Dia do Senhor e o juízo sobre a Besta não viriam, porque Deus nunca derramaria a Sua ira sobre o Seu próprio povo.
Se Satanás, como o ‘dono’ da casa, soubesse quando Jesus, o ‘ladrão na noite’, chegaria, ele se certificaria de manter os seus objetos de valor (os crentes) em um lugar seguro. Ele destacaria seus seguidores para batalharem contra Cristo pela posse dos crentes remanescentes, para que não pudessem ser levados ao céu por Cristo. Satanás e a Besta fariam todo o possível para manter esses crentes consigo, a fim de impedir ou adiar o Dia do Senhor.
Esta é a razão pela qual o Senhor escolheu levar esse último grupo para o céu em um dia que não está necessariamente associado a um dia das Festas do Senhor. Esta é a única vez que não há nenhuma indicação sobre o possível dia, justamente por ser uma informação totalmente sigilosa. O arrebatamento deles será em um dia em que ‘ninguém sabe o dia nem a hora, nem mesmo o Filho, mas apenas o Pai’ — para manter Satanás no escuro. É justamente por isso que o termo ‘ladrão na noite’ é usado. Será algo repentido e que retirará algo do poder da Besta e de Satanás.
Antes da Sua morte e ressurreição, Jesus ainda não sabia sobre os detalhes de vários eventos. Em algum momento após a Sua ascensão, o Pai Lhe informou várias coisas, em especial o livro de Apocalipse. Mesmo em Apocalipse, a informação sobre o dia em que a Terra deverá ser ceifada não é fornecida. O próprio Cristo só saberá sobre esse dia e hora no momento exato de agir, porque o ‘timing‘ é do exclusivo conhecimento do Pai. Em Apocalipse 14, vemos Cristo sentado em uma nuvem com uma foice afiada em Sua mão, aguardando a palavra de um anjo, que avisará que o Pai acabou de dar a autorização para que Cristo ceifasse essa última ‘colheita’ de crentes vivos para o céu:
“Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada. Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu! E aquele que estava sentado sobre a nuvem passou a sua foice sobre a terra, e a terra foi ceifada.” Apocalipse 14:14-16
Nesta passagem, Jesus vem sentado em uma nuvem. Este é o mesmo arrebatamento a que Paulo se refere em 1 Tessalonicenses:
“… depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.” 1 Tessalonicenses 4:17,18
Paulo diz aos crentes tessalonicenses que os mortos serão ressuscitados primeiro. O primeiro grupo de crentes a ressuscitar é simbolicamente representado pelos ‘24 anciãos’ que aparecerem em Apocalipse 4. Sua ressurreição ocorrerá quando o ‘Anjo Forte’ de Apocalipse 10:1 descer do céu e, com um rugido poderoso, ressuscitar os mortos e transformar os crentes vivos. O primeiro grupo de filhos, que já está no céu, entrará no templo celestial alguns no mesmo dia da sua ressurreição, seguidos pelos crentes vivos transformados, que serão arrebatados para Deus e o Seu trono alguns dias depois. Os crentes vivos aparecem como parte dos ‘24 Anciãos’ de Apocalipse 5.
Os santos que ‘ficarem’ ou ‘sobreviverem’ até o dia do Senhor representam o grupo dos ‘Vencedores’, crentes que estarão na Terra durante o reinado da Besta. Eles são chamados de vitoriosos ou vencedores sobre a Besta porque conseguiram sobreviver sem aceitar a sua marca, enfrentando imensas dificuldades. Eles serão arrebatados às nuvens para encontrar os crentes previamente ressuscitados (ou arrebatados) que virão juntamente com Cristo, do céu, para levá-los, antes que a ira de Deus seja derramada e comece o Dia do Senhor.
No artigo ‘Ninguém sabe o dia e a hora. Essa expressão se refere a quê?‘, esse assunto também é tratado. As escrituras nos fornecem várias informações que permitem entender a cronologia profética, com exceção de quando será o dia do 3º arrebatamento e o subsequente derramamento da ira de Deus, no Dia do Senhor.
◊◊
Você está seguro do seu destino eterno? Tem a certeza e a alegria da sua salvação eterna, em Cristo Jesus? O momento para isso é o dia que se chama hoje! Conheça a nossa página Salvação.