O capítulo 12 do livro de Apocalipse: o grande sinal, a guerra em Israel e o arrebatamento
Apocalipse 12 é um capítulo que funciona como uma espécie de resumo e ‘espinha dorsal’ dos eventos do tempo do fim. Neste capítulo, muitas pessoas leem alguns versos e acham que estão falando de Jesus e ao 1º Século. Por isso, não enxergam a importância profética desse capítulo para si próprias e não veem o arrebatamento ali descrito e explícito, escondido ‘debaixo do nosso nariz’, em plena luz do dia.
Nos versos 1 e 2, um grande sinal é visto no céu, em um alinhamento astronômico único em 7.000 anos, ocorrido durante a Festa de Trombetas de 2017. A ‘mulher’ é a constelação de Virgem e representa a nação de Israel. Mais explicações sobre esse alinhamento raríssimo podem ser encontradas neste artigo. Ele não significou que todos os demais eventos seguintes iriam ocorrer logo em sequência, mas apenas que eles não poderiam acontecer antes desse sinal. Com o cumprimento profético desse sinal, isso significou que todos os outros eventos do capítulo (e do livro) poderiam vir a acontecer a qualquer momento.
Enquanto o ‘sinal da Mulher’ ou ‘Grande Sinal’ ocorreu no céu estrelado, em 2017, os eventos dos versos seguintes passam a se referir à Terra. A ‘mulher’ (Israel), que no verso 1 era representada pela constelação de Virgem, passa a ser representada pela nação de Israel, na Terra. Ela é descrita como estando com dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz. Na Bíblia, o trabalho de parto, quando usado metaforicamente, significa uma guerra, invasão ou outra catástrofe. Portanto, o verso 2 diz que o nascimento do tal ‘filho’ da ‘mulher’ só pode nascer após o trabalho de parto, que é uma guerra.
Nos versos 3 e 4, é dito que o ‘Dragão’ (Satanás, conforme explicado no verso 9) lança um terço de suas ‘estrelas’ (anjos) na Terra, o que não sabemos como se manifestará. Seriam alienígenas em naves espaciais? Não há como dizer. O alvo do Dragão, nesse ponto, não é Israel, mas o ‘filho’ assim que ele nasce, para ‘devorá-lo’.
No verso 5, é dito que “Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono”.
Muitas pessoas leem esse verso e, imediatamente, associam-no ao nascimento e a vida de Jesus, no 1º Século, principalmente pelo fato de ser mencionado que esse ‘filho’ há de ‘reger todas as nações com cetro de ferro’.
Sabemos que, após a 2º Vinda visível e gloriosa de Cristo, Ele de fato regerá todas as nações com cetro de ferro. Por isso, é compreensível que essa posição seja associada a Jesus. Mas será que esse verso realmente se refere ao passado, e que o ‘bebê’ que nasce é Jesus? A resposta é um sonoro ‘não‘, como veremos a seguir.
Aspectos importantes sobre Apocalipse 12
Lendo o capítulo inteiro, algumas informações são importantes para discernir se esse filho é Jesus. Essas informações são:
a) O dragão lança 1/3 de suas estrelas (anjos) na Terra, e se detém em frente da mulher que estava para dar à luz, para devorar o filho assim que nascesse.
Pergunta: Houve manifestação visível de anjos caídos no nascimento de Jesus?
Resposta: NÃO.
b) Imediatamente antes do nascimento do filho, o dragão se posiciona para devorar o filho.
Pergunta: quando Maria deu à luz, o dragão estava posicionado para ‘devorar’ Jesus?
Resposta: NÃO. É verdade que poucos meses depois, o rei Herodes mandou matar todos os bebês do sexo masculino com menos de 2 anos, mas isso não tem nada a ver com o momento do nascimento de Jesus.
c) ‘E o filho foi arrebatado para Deus até o Seu trono’.
Pergunta: Jesus foi arrebatado para o céu?
Resposta: NÃO. Nem logo após o Seu nascimento, nem em qualquer outro momento de Sua vida, Jesus foi arrebatado. Após a Sua ressurreição, mais de 30 anos depois, ele foi ao céu, foi glorificado e retornou à Terra, quando soprou o Espírito Santo sobre os discípulos (a primeira transmissão do Espírito Santo) e, em seguida, apareceu por cerca de 40 dias. Em seguida, Jesus ascendeu ao céu suavemente. Jesus nunca foi arrebatado. O arrebatamento significa uma rápida retirada de algo ou alguém de algum lugar, de uma maneira forçosa. No arrebatamento, a pessoa sendo levada é um sujeito passivo da ação. Na ascensão de Jesus, Ele ascendeu ao céu com o Seu próprio poder. Além disso, o verso 5 fala sobre um arrebatamento em momento próximo ao dia do nascimento, não mais de três décadas depois.
d) ‘A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias.'(verso 6)
Pergunta: Maria fugiu para o deserto e lá ficou por 1260 dias?
Resposta: NÃO. Em algum momento, José e Maria foram se esconder no Egito por algum tempo, mas não necessariamente em algum lugar desértico, nem por exatamente 3 ½ anos. Além disso, o verso anterior diz que o ‘filho’ é arrebatado ANTES da fuga da ‘mulher’, o que não se aplica, nesse caso. Essa passagem nada tem a ver com a mãe de Jesus. A ‘mulher’, em Apocalipse 12, é a nação de Israel, de onde veio Jesus, o Messias/Cristo.
e) ‘O dragão é expulso do céu, juntamente com todos os seus anjos’ (verso 9)
Pergunta: isso já aconteceu?
Resposta: NÃO. A guerra no céu, em que Miguel expulsa Satanás e todos os seus anjos, só acontece poucos dias antes da coroação da Besta (no dia da Abominação Desoladora), o que sabemos ser 3 ½ anos antes da 2ª Vinda visível de Cristo à Terra. Desde tempos antigos, Satanás tem acesso ao céu e a qualquer outro lugar do Universo, inclusive a Terra. Satanás ainda não foi expulso do céu.
Quem é o filho varão?
O ‘filho varão’ são os crentes ‘fiéis’ (não importanto o sexo nem a ordem de nascimento na própria família terrena) que não tiverem perdido o próprio ‘direito de primogenitura’. O adjetivo “fiel”, aqui, não significa perfeição, nem ir à igreja todas as semanas, nem ser alguém que nunca peca, mas crer de verdade em Jesus como Senhor e Salvador, amar a Deus e buscar caminhar de uma maneira que agrade a Deus, e se arrepender quando erra e buscar não voltar a pecar. É agir com amor e compaixão com as pessoas, não ser ganancioso, ladrão, idólatra ou mentiroso, e não praticar imoralidade sexual. Cada um precisa fazer um exame de consciência e pedir perdão do que não estiver certo na própria vida, e mudar o próprio caminho, e não perder a própria posição de ‘primogênito’.
No Antigo Testamento, o filho homem mais velho tinha uma posição diferenciada na família, tendo o ‘direito de primogenitura’, que significa uma responsabilidade maior em sua casa e tribo, e a porção dobrada da herança paterna. Ninguém pode perder a própria salvação, mas o ‘direito de primogenitura’ pode ser perdido, como aconteceu com Esaú (filho mais velho de Isaque, irmão de Jacó) e com Ruben (filho mais velho de Jacó, que traiu o seu pai ao ter relações sexuais ilícitas com a concubina dele). Para ler mais sobre o conceito da primogenitura, leia este artigo.
Em Apocalipse 12, o ‘filho varão’ é um filho primogênito, em contraste com a ‘outra descendência‘ (outros filhos) da ‘mulher’, conforme é dito no verso 7 (‘o dragão foi pelejar contra o restante da descendência da mulher’). Os outros filhos não são levados no 1º arrebatamento (seja porque se desviaram, sem arrependimento, ou porque ainda não eram crentes).
Dúvidas comuns
a) Mas o ‘filho varão’, mesmo sendo composto em sua maior parte por crentes gentios, pode ser considerado filho da ‘mulher’ (Israel)?
Resposta: SIM! Além de Jesus nos considerar ‘irmãos’, o apóstolo Paulo fala, em sua carta aos Romanos, que os crentes gentios, como galhos do zambujeiro (uma espécie selvagem da oliveira) foram espiritualmente enxertados na oliveira que é Israel (a oliveira simboliza o Israel espiritual). Leia Romanos 9 e 11. Todos os crentes, judeus ou gentios, são considerados ‘descendência de Abraão’, o pai da fé. A fé cristã deriva do judaísmo, cujo cumprimento profético do Antigo Testamento é a pessoa de Jesus.
b) O ‘filho varão’ ‘regerá todas as nações com cetro de ferro’?
Resposta: SIM! Durante o reino Milenar, embora o ‘Rei dos reis’ seja Jesus, os crentes considerados ‘primogênitos’ serão tratados como reis / corregentes com Cristo, em posições de autoridade, em diferentes esferas que Cristo designará a cada um, seja como líderes de uma pequena instituição ou de uma grande região. Isso não dependerá da formação acadêmica de cada um, mas da fidelidade que cada um mostrou nessa vida. Após a transformação/arrebatamento (dos vivos) ou a ressurreição (dos mortos), Cristo dará a cada um a qualificação para desempenhar a função que receberá. Os assistentes de Cristo trabalharão na Terra e morarão na Nova Jerusalém, no céu. Lembre-se que os corpos ressuscitados terão a mesma habilidade e poderes do corpo ressuscitado de Cristo, que pode ir de um lugar para outro sem precisar de meio de transporte, pode atravessar paredes, e pode até ingerir alimentos, embora não precise. Então, a resposta para a pergunta é: Sim, os integrantes do grupo representado pelo ‘filho varão’ regerá todas as nações com cetro de ferro, por serem assistentes de Cristo, que lhes delegará posições de autoridade e de governo. Todos os assistentes de Cristo, como corregentes e coerdeiros com Ele, terão a mesma mente de Cristo, moralmente irrepreensíveis, e não cometerão erros de julgamento nem de conduta, por estarem em um corpo ressuscitado e glorificado, livre do pecado, da tentação e da corrupção. Cristo não irá reinar sozinho, Ele delegará responsabilidades aos ‘filhos primogênitos’ em que ele confiará. Ele compartilhará a Sua herança. Mais adiante, outros crentes (além do ‘filho varão’/24 Anciãos) também receberão a posição de primogênitos, porque também reinarão com Cristo (caso dos 144.000 de Israel que não se desqualificarem, e dos mártires da Besta).
Logo após o arrebatamento, o ‘filho varão’ de Apocalipse 12:5 aparece no céu representado pelo grupo identificado como os ’24 Anciãos’, em Apocalipse 4 e 5 (obs.: esse grupo também inclui os mortos que terão sido ressuscitados no céu, e considerados ‘primogênitos’). Ancião é um substantivo que está relacionado à experiência, fidelidade e confiabilidade. Esse grupo é descrito como sendo ‘reis e sacerdotes‘ para Deus. Eles não são anjos, porque Apocalipse 5:9 diz que eles foram comprados / redimidos pelo sangue de Jesus, de todas as tribos e nações da Terra. Portanto, são seres humanos redimidos.
O que significa o ‘nascimento’ do filho varão?
O nascimento do filho varão seria o arrebatamento? Não! O ‘nascimento’ equivalerá ao momento em que, logo após a guerra em Israel, o ‘Anjo Forte’ (Cristo, como mensageiro de Deus, em Apocalipse 10) ressuscita os mortos (crentes ‘primogênitos’ falecidos, que recebem corpos de ressurreição, incorruptíveis e imortais) e transforma os vivos de uma condição mortal para imortal, incorruptível, sem passarem pela morte. O arrebatamento só acontece uma semana depois (no 8º dia).
Artigos relacionados:
A ressurreição dos mortos em Apocalipse
O oitavo dia, o arrebatamento e a glorificação
Satanás tentará ‘devorar’ o filho logo após a transformação dos corpos, mas não conseguirá. O ‘filho’ será arrebatado para Deus e se apresentará diante do Seu trono, no céu. Os integrantes desse grupo serão glorificados e assumirão novos papéis. Antes da 2ª Vinda, os 24 Anciãos exercerão papéis de sacerdotes, no céu, intercedendo por quem estiver na Terra. Logo que os 24 Anciãos estão reunidos, no céu, com Cristo no meio deles, Cristo pegará o pergaminho da mão do Pai, e começará a abrir os seus Selos. Isto representa o início de um período de tribulação, na Terra. Veja o artigo sobre os 24 Anciãos.
O que representará a tentativa de Satanás de devorar o filho? Não sabemos, mas ele não terá sucesso, porque os crentes que forem transformados terão corpos imortais. A título de especulação, é possível que OVNI’s e seres extradimensionais surjam (equivalendo às ‘estrelas’ sendo lançadas na Terra) e que o mundo como um todo interprete que o arrebatamento dos crentes teria sido uma abdução alienígena.
A guerra em Israel e o nascimento do filho varão
Se a menção do ‘filho varão’ não está se referindo a Jesus no 1º Século, então o capítulo 12 de Apocalipse, como todo o restante do livro de Apocalipse, está falando dos acontecimentos do tempo do fim. Neste capítulo, fica claro que o ‘filho varão’ não pode nascer sem que haja o ‘trabalho de parto’ da ‘mulher’, ou seja, sem que haja uma séria guerra em Israel. O que será a pista de que o dia do nascimento do filho está próximo não é um ‘Acordo de Paz’ em Israel (veja o nosso artigo esclarecendo isso), mas a guerra e a aparição de seres extradimensionais em algum momento. É possível que a manifestação desses seres só aconteça no dia da própria transformação dos crentes, não antes. Mas coisas muito estranhas acontecerão!
Há alguns anos, vimos falando sobre isso, neste blog. Ontem, em 07/10/2023, estourou uma guerra em Israel, com intensidade muito maior e preocupante do que os conflitos havidos nas últimas décadas, que foram chamados de ‘operações militares’. No presente caso, Israel declarou guerra ao grupo terrorista Hamas. Outros desdobramentos e muito mais mortes podem vir a ocorrer, incluindo ataques pelo norte de Israel.
Seria essa guerra a profetizada como o ‘trabalho de parto’ da ‘mulher’, de Apocalipse 12? Não temos como afirmar, mas é possível que sim. Principalmente, se houver uma escalada e se outros países se envolverem e também atacarem Israel, deflagrando a guerra profetizada em Salmos 83 e talvez, também, a guerra Gogue-Magogue. Devemos orar por Israel e por todas as pessoas inocentes envolvidas. Este não é “mais um” conflito, em região tão problemática. É uma guerra que pode se alongar por muitos meses.
Se você é crente, deveria olhar para essa guerra com outros olhos. O dia do ‘nascimento’ do ‘filho varão’ pode estar relativamente próximo (será quando a guerra acabar, porque as dores cessam logo após o parto), veja João 16:21. Pessoas descrentes ficarão na Terra durante o período da Tribulação. Crentes que se desqualificaram da condição de primogênitos, por comportamento sem arrependimento, também. O ensinamento de muitos professores de profecia bíblica, de que todos os crentes serão levados em um único arrebatamento pré-tribulacional, não tem fundamento. Apocalipse claramente mostra vários grupos de crentes chegando no céu em diferentes momentos, no tempo do fim. Vários por martírio, outros tantos em diferentes arrebatamentos.
Você está pronto(a) para esse dia?
- Se você nunca entregou a sua confiança a Jesus como o seu Salvador pessoal, leia a nossa página da Salvação. Isto é muito importante e urgente! O tempo até o início da tribulação está se esgotando. Esteja seguro em Jesus AGORA!
- Se você já é crente: leia o artigo Quem julga estar firme, cuide para que não caia.
- Se quiser entender a profecia do livro de Apocalipse: leia Como Entender o Livro de Apocalipse.
- Se quiser entender quando cada evento irá acontecer: baixe o arquivo PDF ‘Cronologia do Tempo do Fim para a hipótese de o arrebatamento ser em 2023 e a 2a Vinda em 2027’, disponível neste artigo. Se não ocorrer este ano, o modelo geral é aplicável a outros anos também.
As pessoas estão assistindo às notícias da guerra em Israel e não têm noção do que ela significa, em termos proféticos. Após o arrebatamento, um período horrível de Tribulação começará na Terra.
Seja um filho primogênito! Abandone o que estiver errado em sua vida! Deus tem reservado coisas muito melhores para você! Peça a Jesus para ser o Seu Senhor e Salvador. Creia e seja eternamente salvo. Que Deus te abençoe em tudo o que você precisar em sua vida.