Tradução livre de estudo bíblico da autora Brenda Weltner
Você sabia que, no tempo do fim, haverá aparições de Cristo na Terra antes da 2ª Vinda visível e gloriosa? Acompanhe esse artigo e observe que é isso o que a Bíblia diz!
A importância de se compreender o significado das palavras
A palavra “anjo” aparece com mais frequência no livro de Apocalipse do que em qualquer outro livro da Bíblia. Entender essa palavra afeta diretamente a correta interpretação sobre a profecia do tempo do fim e sobre as aparições de Cristo, além de derrubar posições escatológicas tradicionais, como a pré-tribulacionista, a mesotribulacionista, a pós-tribulacionista e a pré-ira.
Uma doutrina que a maioria dos pontos de vista tradicionais sobre escatologia têm em comum (além de suporem que há um único arrebatamento) é a ideia de que Jesus só tocará os pés na Terra no dia de Seu Retorno visível e glorioso (também conhecido como a ‘2ª Vinda’), quando Ele “vem com as nuvens e todo olho O verá”.
Um estudo mais aprofundado nos faz ver que o livro de Apocalipse, na verdade, mostra outra coisa: Jesus estará presente na Terra em múltiplas ocasiões, antes do Seu retorno glorioso como o Rei Guerreiro retratado em Apocalipse 19.
Há inúmeras passagens do Antigo Testamento que deixam inegavelmente claro que, durante o tempo do fim, Jesus, como o ‘Anjo do Senhor’, estará presente na Terra, agindo de maneira pessoal e decisiva.
A definição da palavra “anjo”:
Grego: #G32”Aggelos”ággelos: um mensageiro ou delegado – seja humano (Mt 11:10; Lc 7:24, 9:52; Gl 4:14; Js 2:25) ou celestial (um anjo celestial); alguém enviado (por Deus) para proclamar Sua mensagem. 32 (ággelos) é usado 176 vezes no NT (geralmente para anjos celestiais), mas apenas o contexto determina se se trata de um mensageiro humano ou celestial.
Hebraico: #H4397”malak”: embaixador, anjo, rei, mensageiro. De uma raiz não utilizada que significa despachar como um representante, delegado, um mensageiro; especificamente, de Deus, i.e., um anjo (também profeta, sacerdote ou professor) – embaixador, anjo, rei, mensageiro.”
A Aparição da ‘glória de Deus’ no Antigo Testamento
O livro de Apocalipse tem forte embasamento nas referências e alusões ao Antigo Testamento. Compreender os temas do Antigo Testamento é fundamental para interpretar Apocalipse, já que há centenas de alusões/citações/paralelos do AT encontrados em Apocalipse.
A seguir, examinaremos uma seleção de exemplos relevantes sobre como Deus se revelou às pessoas no Antigo Testamento. Depois, compararemos esses exemplos com passagens do livro de Apocalipse:
“Por cima do firmamento que estava sobre a sua cabeça, havia algo semelhante a um trono, como uma safira; sobre esta espécie de trono, estava sentada uma figura semelhante a um homem. Vi-a como metal brilhante, como fogo ao redor dela, desde os seus lombos e daí para cima; e desde os seus lombos e daí para baixo, vi-a como fogo e um resplendor ao redor dela. Como o aspecto do arco que aparece na nuvem em dia de chuva, assim era o resplendor em redor. Esta era a aparência da glória do Senhor; vendo isto, caí com o rosto em terra e ouvi a voz de quem falava.” Ezequiel 1:26-28
Este é o aspecto da “semelhança da glória do Senhor”. O Senhor Jesus é a Glória de Deus. Nenhum anjo comum carrega a glória de Deus.
“…a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” 2Coríntios 4:4b
A passagem em Ezequiel 1 é aludida em Apocalipse 1:
“E, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.” Apocalipse 1:13-15
Ninguém contesta que a descrição de Apocalipse 1 seja uma representação de Cristo, por causa dos seguintes versos:
“E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” Apocalipse 1:17,18
Mas e esta passagem?
“Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era como o sol, e as pernas, como colunas de fogo.” Apocalipse 10:1
A seguinte passagem é de Daniel:
“Levantei os olhos e olhei, e eis um homem vestido de linho, cujos ombros estavam cingidos de ouro puro de Ufaz; o seu corpo era como o berilo, o seu rosto, como um relâmpago, os seus olhos, como tochas de fogo, os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como o estrondo de muita gente.” Daniel 10:5,6
A descrição em Daniel ecoa o que Ezequiel viu e o que lemos nos capítulos 1 e 10 de Apocalipse.
A seguir, outra passagem de Ezequiel que é claramente uma referência a Deus, Sua glória vindo do Oriente, iluminando o mundo, com um som como o ruído de muitas águas:
“E eis que, do caminho do oriente, vinha a glória do Deus de Israel; a sua voz era como o ruído de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória.” Ezequiel 43:2
Aqui estão duas passagens complementares de Apocalipse que usam as mesmas imagens:
“Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar.” Apocalipse 7:2
(O ‘nascente do Sol’ é outra forma de se referir ao Oriente.)
“Depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a terra se iluminou com a sua glória.” Apocalipse 18:1
Em Ezequiel, Deus é visto vindo do Oriente, iluminando a Terra com a Sua glória. Quem é o ‘Anjo’ sendo comparado a Deus na passagem de Ezequiel? Este não é um ‘anjo’ ou mensageiro comum: este é o Filho de Deus vindo à Terra como Embaixador de Deus, Seu Emissário / Delegado!
Por que esta interpretação não é a mais comumente aceita?
Existem duas razões principais pelas quais muitos menosprezam a interpretação de que Jesus seja o “Anjo” mencionado em certas passagens de Apocalipse. Primeiro, a maioria das pessoas tem uma compreensão limitada do verdadeiro significado da palavra ‘anjo, pensando que ‘anjo’ seja uma palavra usada apenas para um ser espiritual criado, que normalmente habita no céu. De fato, há ocorrências em Apocalipse em que os anjos que aparecem são seres celestiais / espirituais criados, conforme normalmente entendemos a palavra ‘anjo’. Contudo, o significado real da palavra anjo não se limita aos seres celestiais criados. Pode se referir a qualquer mensageiro, emissário ou delegado: humano, angélico ou divino. Infelizmente, a maioria dos crentes ignora esse fato. Portanto, em certos momentos, ‘anjo’ em Apocalipse se refere a um ser criado celestial e, em outros momento específicos, se refere ao ‘emissário / mensageiro / delegado de Deus’, que é o próprio Cristo.
A segunda razão tem a ver com a resistência em mudar o próprio entendimento tradicional. A maior parte das pessoas tem enorme dificuldade em aceitar que Cristo possa vir à Terra durante a “tribulação”, antes da Sua aparição gloriosa, quando todo olho O verá!
Isto é trágico, porque a interpretação de Apocalipse fica severamente prejudicada quando se deixa de identificar Cristo como o ‘Anjo’/mensageiro cujas aparições gloriosas ligam a Sua identidade com as aparições do próprio Deus no Antigo Testamento.
Cristo é o Mensageiro de Deus
Há alguma pista de que Cristo possa realmente estar agindo no papel de um mensageiro – um anjo – em Apocalipse? Sim, lemos isso no primeiro versículo do Apocalipse:
“Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando o seu anjo, deu a conhecer ao seu servo João, que atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 1:1
Deus deu Sua mensagem sobre o fim dos tempos a Jesus. O livro do Apocalipse é a mensagem que Deus deu ao Seu Mensageiro, Jesus. Em Apocalipse, esta mensagem específica é muitas vezes referida como o “testemunho”. Se Deus deu uma mensagem a Jesus, que depois a entregou a outra pessoa, Jesus agiu da mesma forma: no papel de um Mensageiro – um “aggelos.”
O último capítulo de Apocalipse faz referência ao testemunho:
“Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã. (…) Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora.” Apocalipse 22:16,20
Deus deu a mensagem – o testemunho – a Jesus, que então entregou a mensagem de Apocalipse ao Seu anjo. O anjo deu a mensagem a João, que o escreveu e a deu às 7 igrejas da Ásia Menor. As igrejas foram ordenadas a guardar o testemunho e a não mudar nada no livro.
“Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.” Apocalipse 22:18,19
Aparições de Cristo na Terra durante o tempo do fim, antes da 2ª Vinda visível e gloriosa
De que forma essa compreensão muda a forma como vemos os “anjos” específicos descritos em Apocalipse 1, 7, 10, 14 e 18?
Vejamos novamente essas passagens:
“E, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.” Apocalipse 1:13-15
“Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era como o sol, e as pernas, como colunas de fogo; e tinha na mão um livrinho aberto. Pôs o pé direito sobre o mar e o esquerdo, sobre a terra, e bradou em grande voz, como ruge um leão, e, quando bradou, desferiram os sete trovões as suas próprias vozes.” Apocalipse 10:1-3
“Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar.” Apocalipse 7:2
“Depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a terra se iluminou com a sua glória.” Apocalipse 18:1
Fica muito claro, nas passagens acima, que Cristo estará realmente ‘aqui’ na Terra antes de Seu retorno visível em poder e glória no Armagedom. Vemos diversas aparições de Cristo na Terra, pessoalmente, realizando ações de extrema importância:
a) Cristo virá para a Terra, de onde comandará a ressurreição dos crentes mortos (que ganharão seus corpos de ressurreição no céu, onde já estão) e transformará os vivos (na Terra) de mortais em imortais (Apocalipse 10). Veja mais sobre essa passagem bíblica maravilhosa no artigo A ressurreição dos mortos em Apocalipse.
b) Ele (junto com outros) selará os 144.000 de Israel com o Espírito Santo. Ser ‘selado’ é receber o Espírito Santo. Nenhum anjo comum tem o poder de transmitir o Espírito Santo a qualquer pessoa. (Apocalipse 7) Somente Jesus – e os crentes – podem fazer isso! (Simão, o mago, tentou ‘comprar’ o poder para dar às pessoas o Espírito Santo, assim como viu os apóstolos fazerem. Atos 8:9-25).
c) Cristo aparecerá na Terra por ocasião da queda de Babilônia, no mesmo dia em que o remanescente de Israel fugirá para o deserto. A partir de outras passagens da Bíblia, sabemos que a luz e a glória de Cristo os guiarão pessoalmente, assim como Ele fez na coluna de nuvem e fogo no Êxodo.
A doutrina do arrebatamento como sendo no mesmo instante da transformação dos nossos corpos está equivocada. A transformação de nossos corpos de mortais em imortais irá acontecer na Terra, e o arrebatamento só acontece alguns dias depois. (Veja o artigo O mistério da transformação dos crentes). Jesus virá à Terra para comandar pessoalmente o processo da transformação! Ele fará isso antes de os 144.000 de Israel (os ‘144k’) aparecerem no templo recém-erguido e medido; e alguns meses antes que o reinado de 42 meses da Besta comece. (Apocalipse 11:1,2)
Jesus selará os 144k com o Espírito Santo e será assistido por crentes transformados, já em corpos imortais, na Terra. “Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus.” (Apocalipse 7:3). Jesus não selará os 144k sozinho.
Jesus porá os pés no Monte das Oliveiras – não como parte do Seu retorno glorioso e visível à Terra, quando todo o olho O verá – mas na ocasião do êxodo do remanescente de Israel para o deserto, que acontecerá no mesmo dia da Abominação Desoladora / 6ª Trombeta / queda da Babilônia. (Veja Apocalipse capítulos 11, 12 e 18; Zacarias 14:1-8; Mateus 24:27,28).
Conclusão
As ocasiões da aparição de Cristo na Terra antes da 2ª Vinda visível e gloriosa serão temporárias (algumas muito velozes) e em várias delas Ele estará incógnito. Mas Jesus virá até aqui e tocará os Seus pés na Terra, para intervir pessoalmente em diferentes situações. O momento em que Jesus coloca os pés no Monte das Oliveiras não é no fim da tribulação, mas no meio dela! Esse será o dia em que Ele conduzirá o ‘remanescente de Israel’ (a ‘mulher’ de Apocalipse 12) ao deserto, para que esse remanescente seja preservado para estar vivo durante o Seu reino Milenar na Terra, em seus corpos naturais.
Fonte do estudo: vídeo de autora Brenda Weltner no YouTube.
A seguir, uma síntese das aparições de Cristo na Terra , no tempo do fim:
Evento | Ocasião mais provável | |
1 | As Duas Testemunhas se juntam a Cristo no templo reconstruído (que acreditamos ser uma estrutura semelhante ao tabernáculo de Davi, de montagem muito rápida). | Em alguma data entre a Festa de Trombetas e o Dia da Expiação (Entre 1 e 10 de Tishri) |
2 | ‘Anjo Forte’ (Cristo) desce à Terra e transforma crentes vivos, enquanto os crentes mortos são ressuscitados no céu; | No 1º dia da Festa de Tabernáculos (15 de Tishri) |
3 | ‘Anjo do Oriente’ (Cristo) sela os 144k com a ajuda dos crentes transformados; | Ao longo dos 7 dias da Festa de Tabernáculos (15 a 21 de Tishri) |
4 | Crentes (o ‘filho varão’) são arrebatados (1º arrebatamento) | No 8º dia da Festa de Tabernáculos (22 de Tishri) – 8 dias a partir da transformação |
5 | O ‘Cordeiro’ (Cristo) transforma os 144k de Israel | Cerca de uma semana antes da Páscoa (9 de Nisan) do ano seguinte ao do 1º arrebatamento |
6 | 144k são levados ao céu pelo ‘Cordeiro’ (2º arrebatamento) | Festa das Primícias (16 de Nisan) – 8 dias a partir da transformação |
7 | ‘Anjo Glorioso’ (Cristo) declara que a Babilônia caiu, toca os pés no Monte das Oliveiras, fendendo-o em dois (terremoto) e conduz o remanescente de Israel ao deserto (em um ‘2º Êxodo’); | Durante a semana da Páscoa |
8 | ‘Filho do homem’ (Cristo) vem buscar os crentes que ficaram, ‘como um ladrão da noite’ (instantes antes do ‘Dia do Senhor’) – 3º e último arrebatamento. | Data desconhecida entre o início do reino da Besta e a 2ª Vinda. O ‘Dia do Senhor’ é um dia que ninguém sabe o dia e a hora. Deus Pai mandará um anjo avisar a Cristo quando for o momento, no próprio dia. (Ap. 14:15) |
9 | Retorno de Cristo à Terra como o Rei Guerreiro (Armagedom) / 2ª Vinda visível e gloriosa. | Dia da Expiação, 1260 dias após o início do reino da Besta. |
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A ressurreição dos mortos em Apocalipse
O 8º dia, o arrebatamento e a glorificação
A fuga da mulher / o remanescente de Israel
O 3º arrebatamento como um ladrão na noite
Jesus em Apocalipse: Comandante dos exércitos e Anjo do Senhor
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