Nesta postagem, fazemos uma síntese dos eventos descritos na primeira parte do capítulo 12 do livro de Apocalipse (sobre o significado do nascimento do ‘filho varão’), apresentando o conteúdo de uma apresentação que fizemos em Powerpoint em 30/09/2024, agora em formato de texto, neste artigo.
Para quem prefere o formato PDF da apresentação original, ela pode ser baixada neste link.
Para o capítulo 12 do livro de Apocalipse, clique neste link.
Introdução
- A Bíblia contém muitas profecias sobre o tempo do fim e sobre o retorno de Cristo, em que Ele reinará na Terra por um período de 1000 anos (o ‘Milênio’), com paz e justiça.
- O livro de Apocalipse é o último livro do Novo Testamento (‘NT’) da Bíblia, e sua mensagem foi dada diretamente por Deus Pai a Cristo, que a deu a um anjo, que a revelou ao apóstolo João. Apocalipse significa a ‘retirada do véu’, ou ‘revelação’. Deus quer que os crentes do tempo do fim saibam as coisas que irão acontecer.
- Nesse tempo do fim, antes da volta de Cristo, haverá um período de tribulação, que começa com a abertura do 1º Selo do pergaminho lacrado com 7 Selos, que é aberto por Cristo, conforme descrito em Apocalipse.
- O pergaminho só é tomado por Cristo, das mãos de Deus Pai, após um grupo chamado de ‘24 anciãos’ (número simbólico) estar reunido no céu, diante do trono de Deus, com Cristo no meio deles. Parte desses ‘anciãos’ é formada por um grupo que terá acabado de chegar no céu, por meio de um arrebatamento. Logo após, Cristo abre o 1º Selo do pergaminho.
- A razão da tribulação não é porque Deus queira punir seres humanos1, mas porque Cristo precisará intervir diante de uma ofensiva de Satanás, no tempo do fim, que pode comprometer a humanidade, criada à imagem e semelhança de Deus e a quem foi dado o domínio da Terra2. A intenção de Satanás é ter o domínio da Terra e ocupá-la, junto com os seus aliados caídos.
Referências: (1) Com exceção daqueles que vierem a aceitar a ‘marca da Besta’, os seres humanos não crentes só serão julgados no dia do ‘julgamento do Grande Trono Branco’, popularmente conhecido como ‘o Juízo Final’, que só ocorre no fim do Milênio. (2) (2) Gênesis 1:26,27, Salmos 8:3-9, Salmos 115:16.
- Cristo precisará agir de maneira direta e contundente, o que é simbolizado pelo pergaminho, que representa, na visão de alguns estudiosos de escatologia, um documento legal relacionado ao ‘domínio’ da Terra’ e às medidas necessárias para redimir a ‘propriedade’. O retorno de Cristo à Terra acontece algum tempo após a abertura do último dos 7 selos (após o derramamento das taças), em que Ele derrotará Seus inimigos (e da humanidade) na Batalha do Armagedom.
- A abertura de cada selo vai gerando reação cada vez mais forte em Satanás (simbolizado pelo ‘Dragão’, em Apocalipse). Durante o período da tribulação, que acontece logo após o arrebatamento e a abertura do 1º Selo, haverá grande perseguição de crentes.
- Muitas pessoas crerão em Cristo após o arrebatamento. Haverá salvação em massa de pessoas que se voltarem para Cristo. Porém, nesse período, haverá perseguição e muitos morrerão por martírio, em especial, os mártires do 5º Selo. Na altura do 5º Selo, o Anticristo ainda sequer terá começado o seu reino. A perseguição será feita pelo sistema da ‘Prostituta’.
- O grupo denominado ‘24 anciãos’, que aparece em Ap. 4 e 5, é de seres humanos crentes. Não são anjos, porque é dito que foram ‘redimidos’. O número 24 é simbólico. Possivelmente esse grupo será de milhões.
- O número ‘24’ nada tem a ver com ‘12+12’. Tem significado próprio, aludindo aos 24 turnos de sacerdotes que se revezavam em 1 Crônicas 24 e 25, no Antigo Testamento (AT), no serviço do templo, nas mais diversas funções. Os ‘anciãos’ são sacerdotes (no céu) e depois serão reis (na Terra), ajudando Cristo em Seu reino milenar. Em Ap., eles retiram as suas coroas de suas cabeças, logo após recebê-las, porque só irão desempenhar papéis de ‘reis’ após a 2ª Vinda de Cristo. No céu, somente Deus Pai e Cristo reinam.
- O ‘trono de Deus’ é o mesmo local para o qual é arrebatado o ‘filho varão’, no capítulo 12. Parte do grupo dos ‘anciãos’ é composta pelo ‘filho varão’ que é arrebatado. São crentes vivos que estão hoje na Terra e que farão parte do grupo dos ‘anciãos’.
- Esta apresentação tem o objetivo de falar sobre o possível ‘timing’ do arrebatamento do ‘filho varão’, que chega no céu antes da abertura do 1º Selo de Apocalipse. Muitos crentes estão ‘dormindo’ no que se refere a assuntos proféticos.
Erros mais comuns na interpretação
- Todas as posições escatológicas convencionais supõem uma ‘tribulação de 7 anos’ e um ‘arrebatamento da ‘Igreja’ inteira/’Noiva’. Não existe nenhuma passagem na Bíblia dizendo que a Igreja inteira será arrebatada, de uma vez só. O que vemos em Apocalipse são grupos chegando ao céu, em etapas, retratados como filhos.
- Não existe nenhuma passagem na Bíblia que indique uma ‘tribulação de 7 anos’. Esse entendimento deriva de uma interpretação falha da profecia das ‘70 Semanas’ (de anos) de Daniel, no AT. A 1ª metade da 70ª Semana já foi profeticamente cumprida por Jesus, durante o Seu ministério público de 3 ½ anos, desde o Seu batismo até o dia da Sua morte na cruz.
- Da Profecia das 70 Semanas, falta somente a 2ª metade da ‘70ª Semana’, que será retomada no dia da Abominação Desoladora, que é o dia em que a Besta (Anticristo) inicia o seu reino de 3 ½ anos. A abertura do 1º Selo será aprox. 6 meses antes. A tribulação durará aprox. 4 anos (não 7).
- Outra interpretação comum é que há somente 1 arrebatamento. Na realidade, haverá mais de um.
Como o arrebatamento é retratado?
- No NT, há menções explícitas e outras implícitas de arrebatamento. Cristo arrebatará crentes que estão vivos para o céu, sem passarem pela morte. Antes, eles serão transformados em imortais. Simultaneamente, no céu, os crentes falecidos receberão os seus corpos ressuscitados.
- Em 1 Tess 4:15-18, há uma menção explícita de arrebatamento, de um grupo de crentes que ‘ficaram’. Esse é o grupo de crentes que estará vivo durante o reino da Besta, e que será resgatado por Cristo antes do dia do derramamento da ira (o ‘Dia do Senhor’). Este não é o 1º arrebatamento e não é o foco desta apresentação.
- O 1º arrebatamento também é explicitamente mencionado e está em Apocalipse 12. No verso 5, é dito que a ‘mulher’ (Israel) dá à luz um filho varão, e que o Dragão (Satanás) tenta ‘devorar’ esse filho logo após o parto, porém não consegue. Em seguida, o ‘filho’ é arrebatado para Deus e o Seu trono. A ‘sala do trono’ de Deus é o mesmo local em que aparecem os ‘24 anciãos’ em Ap. 5. É dito que esse filho “há de reger todas as nações com cetro de ferro”.
Quem é o ‘filho varão’?
- Sabemos que quem “reinará sobre as nações e que governará com cetro de ferro” é Cristo, em Seu reino milenar. O cetro é símbolo de poder real. Cristo será o Rei do mundo inteiro e é a Ele a quem pertence o cetro. Porém, Cristo compartilhará o Seu trono com crentes (que tenham sido considerados aptos para isso, e já em corpos imortais e glorificados, totalmente livres do pecado), em quem Ele confiará para diversas posições de governo na Terra. Alguns sobre coisas grandes, outros sobre coisas pequenas.
- Um dos textos que prova que o ‘cetro’ de Ap. 12 não será usado exclusivamente por Cristo está em Apocalipse 2:26,27: “Aquele que vencer e guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei poder sobre as nações, e ele as governará com cetro de ferro“.
- Assim, a afirmação relacionada a ‘reinar sobre as nações e governar com cetro de ferro’ não se refere exclusivamente a Cristo. Em Ap. 12:5, refere-se ao ‘filho varão’.
- O ‘filho varão’ de Apocalipse 12 não é Jesus, como é comumente interpretado.
- O ‘filho varão’ não é Jesus, pelos seguintes motivos: (i) Em momento algum da história o Dragão tentou devorar Jesus, instantes após o Seu nascimento; (ii) Em momento algum da história o Dragão perseguiu a mãe de Jesus, nem Maria foi conduzida ao deserto onde teria ficado por 1260 dias; (iii) Jesus não foi arrebatado ao céu. Algumas semanas após a Sua ressurreição, Ele ascendeu suavemente, com poder próprio. Quando alguém é arrebatado, é um ato forçado e abrupto, que independe da vontade da pessoa arrebatada. O arrebatamento é feito por uma força externa à pessoa arrebatada. (iv) O Dragão não perseguiu os outros filhos de Maria (v. 17).
- Uma releitura cuidadosa e honesta de Apocalipse 12 deixa claro que o ‘filho varão’ não pode ser Jesus.
- O ‘filho varão’ simboliza um grupo de crentes que estará vivo na Terra, e que será considerado ‘primogênito’.
- Esse grupo, que faz parte do grupo dos ‘anciãos’, ajudará a Cristo em Seu reino Milenar na Terra.
- Serão ‘sacerdotes’ no céu e ‘reis’ (cogovernantes com Cristo) na Terra, após a 2ª Vinda. No céu, eles assumem função sacerdotal imediatamente. Além de adorar a Deus, eles intercederão pelas pessoas na Terra, incluindo novos crentes. Cristo deixará o altar do incenso para iniciar as Suas providências relacionadas ao juízo dos inimigos e ao Seu futuro retorno à Terra. É necessário que haja intercessores no altar do incenso, substituindo a Cristo como o nosso atual Sumo Sacerdote.
- Esse grupo (o ‘filho varão’) ‘nascerá’ e pouco depois, será arrebatado, juntando-se à outra parte do grupo dos ‘24 anciãos’ que já está no céu.
- Este é o 1º arrebatamento!
O que significa o ‘nascimento’ do ‘filho’?
- O ‘nascimento’ equivale ao momento que os crentes que pertencerem a esse grupo tiverem o próprio corpo transformado de mortal para imortal, como é descrito em 1 Coríntios 15:50-58. Essa passagem não é sobre arrebatamento, mas sobre a transformação. O cap. 15 inteiro é sobre a ressurreição, não há menção de arrebatamento nesse capítulo.
- É a transformação do corpo que acontece ‘em um abrir e fechar de olhos’, não o arrebatamento.
- O ‘mistério’ que nunca havia sido revelado é que crentes que estiverem vivos terão seus corpos transformados sem passarem pela morte! Esta é a informação inédita (o ‘mistério’). Arrebatamento era um conceito conhecido no AT.
- O corpo atual mortal do ser humano não está apto a se apresentar diante de Deus. Primeiro, é preciso que o corpo seja transformado em imortal. Só depois é que o arrebatamento acontece, no 8º dia após a transformação.
Por que o arrebatamento só acontece no 8º dia após a transformação do corpo?
- O ‘filho varão’ de Ap. 12 é um filho primogênito. No verso 17, lemos que a ‘mulher’ tem outros filhos.
- Sempre que um primogênito em Israel nascia, ele deveria ficar em casa 7 dias com a sua mãe. A ida ao templo só acontecia no 8º dia, quando o bebê seria circuncidado, ganharia um nome e seria apresentado a Deus. O mesmo precisa acontecer no caso do filho primogênito de Ap. 12. A apresentação diante do trono de Deus, no céu, só acontecerá no 8º dia, quando Deus Pai fará a glorificação do corpo imortal.
- Essa mesma regra de esperar 7 dias antes de se apresentar no templo também se aplicava a leprosos curados, a sacerdotes e reis ungidos. Era no 8º dia que a apresentação cerimonial acontecia.
- O evento do ‘nascimento’ (transformação de mortal para imortal) não pode ser confundido com o evento do arrebatamento. Primeiro, o ‘filho varão’ nasce. Em seguida, o Dragão tenta ‘devorá-lo’. Só depois é que o filho é arrebatado. São eventos distintos.
A tribulação começa com a assinatura de um ‘acordo de paz’ pelo Anticristo?
- A resposta é NÃO! Essa interpretação decorre de uma leitura equivocada de Daniel 9. Quem confirmou uma aliança foi o próprio Cristo, ao morrer na cruz.
- Estudiosos de profecia bíblica estão esperando que alguma figura do cenário político mundial assine algum ‘acordo de paz’ para identificar o Anticristo e o início de uma suposta ‘tribulação de 7 anos’. Embora algum dia certamente possa haver um acordo de paz, isso não significa, necessariamente, que um de seus signatários seja o Anticristo nem que seja esse evento que sinalize o início da tribulação. Este não será o sinal!
- Mais informações sobre este assunto no artigo neste link.
Que evento sinalizará que a tribulação está para começar?
- O capítulo 12 de Apocalipse contém uma síntese dos acontecimentos do tempo do fim, com os eventos apresentados de forma muito compacta.
- O 1º sinal de Ap. 12:1,2 é o ‘Grande Sinal’ ou ‘sinal da Mulher’, que ocorreu em 23/09/2017 (há 7 anos) e foi totalmente ignorado pela vasta maioria dos crentes. Foi um alinhamento astronômico singular, com configuração única em 7.000 anos.
- Esse sinal não foi o início do período da ‘tribulação’, nem significou que os eventos descritos nos versos seguintes iriam começar a acontecer imediatamente. Ele simplesmente serviu como um alerta de que, a qualquer momento a partir daquele marcador único astronômico, os eventos descritos nos versos seguintes então poderiam começar a acontecer (não antes). De certa forma, indicou que já entramos nas ‘páginas’ do livro de Apocalipse, mas não ainda no período da tribulação, que só ocorrerá após o sinal seguinte e a abertura do 1º Selo.
- Somente os versos 1 e 2 de Ap.12 aconteceram nos céus estrelados. Do verso 3 em diante, tudo acontece na Terra e no céu em que Deus habita (não mais no céu da astronomia).
- A ‘mulher’ significa a nação de Israel, o ‘trabalho de parto’ significa uma guerra ou outra situação extremamente grave (invasão, calamidade). É necessariamente nesse contexto que acontece o parto do filho primogênito.
- O evento seguinte ao ‘Grande Sinal’ é o ‘sinal do Dragão’ que, até o presente momento (fim de setembro/2024), ainda não aconteceu. O sinal do Dragão contém 2 elementos essenciais: (1) um ataque bem-sucedido de graves proporções a Israel (= a ‘mulher’, que estará em ‘trabalho de parto’) e; (2) o fato de que o Dragão lança 1/3 de seus anjos à Terra.
- No momento (final de setembro/2024), é impossível saber como essa manifestação de anjos caídos na Terra se dará. Alienígenas? Seres ‘de luz’ que tentam enganar a humanidade? Não sabemos. Mas não devemos ter medo: Deus está no controle. Esteja protegido pela fé em Jesus Cristo.
- Também não sabemos se essa incursão de anjos caídos será exatamente no mesmo momento que acontece um severo ataque a Israel, ou se somente alguns dias depois.
- O que sabemos é o seguinte: o ‘nascimento’ do filho primogênito precisa acontecer no contexto de alguma situação extremamente aflitiva em Israel. No AT, ‘dores de parto’ significa guerra, invasão ou calamidade. Isso também precisa acontecer próximo das ‘Festas do Senhor’. A Festa de Tabernáculos dura 7 dias, com um 8º dia de fechamento.
- A data exata das festas varia conforme o ano, porque o calendário hebreu é lunissolar. Veja calendário das festas judaicas de outono ao final desse texto.
- Sabemos que em 7/10/2023, houve o massacre organizado pelo grupo terrorista Hamas, no sul de Israel, causando mais de 1100 mortes e sequestrando mais de 200 pessoas. A partir do dia seguinte, o grupo Hezbollah começou a lançar mísseis contra Israel, a partir do Líbano (mais de 8.000 mísseis e drones desde então).
- Atualmente (29/09/2024), após a reação de Israel na faixa de Gaza e recentemente também na fronteira norte, a situação se agravou. O comando do Hezbollah foi eliminado e os ataques israelenses vêm causando morte de muitos civis, gerando perplexidade mundial, além de enfurecer inimigos como o Irã.
- Um jornalista renomado afirma que a morte do líder do Hezbollah tem impacto maior do que as mortes de Saddam Hussein e de Bin Laden. O Irã promete vingança. [Atualização em 02/10/2024: o Irã lançou pelo menos de 180 mísseis sobre Israel e oficialmente entrou na guerra].
- A guerra segue e todos os noticiários falam em altíssimo risco de escalada. Seria esse o cenário para uma tragédia que equivalha aos ‘tormentos’ que a ‘mulher’ sofre para dar à luz, em Ap. 12?
- Se houver algum ataque bem-sucedido de graves proporções a Israel, isso pode ser um sinal de que a ‘mulher’ de fato entrou em ‘trabalho de parto’, que a agonia aumentou, que o ‘filho varão’ estaria, então, prestes a ‘nascer’.
- Em seguida, em Ap. 12, o ‘filho varão’ nasce, o ‘Dragão’ tenta ‘devorá-lo’ logo após a ‘mulher’ dar à luz, e é dito que o ‘filho’ é ‘arrebatado para Deus e o Seu trono’.
Quem se qualifica para ser parte do grupo do ‘filho varão’, que vai no 1º arrebatamento?
- Todo crente verdadeiro ganha uma posição de coerdeiro com Cristo, e é um filho ‘primogênito’ diante de Deus. Leia Hebreus 12:22,23.
- O amor ao próximo e a fidelidade a Deus são muito importantes. Ser fiel não significa ser perfeito, mas se importar em obedecer e agradar a Deus e agir com integridade. E, sempre que errar, se arrepender, confessar diante de Deus e reajustar o caminho.
- A salvação de quem verdadeiramente creu vem unicamente pela fé em Cristo, não por obras nossas, e nunca pode ser perdida. Porém, a posição de ‘primogênito’ pode ser perdida. Veja os exemplos de Esaú e de Ruben, no AT, e o que aconteceu com os líderes de 10 das tribos de Israel (todos primogênitos) ao irem espiar a Terra de Canaã e não confiarem nas promessas de Deus.
- No contexto da desobediência dos israelitas a caminho da Terra Prometida, o apóstolo Paulo diz, em sua carta (a gentios!), em 1 Coríntios 10:11 “Estas coisas aconteceram com eles para servir de exemplo e foram escritas como advertência a nós, para quem o fim dos tempos tem chegado. Por isso, aquele que pensa estar em pé veja que não caia.” Esse aviso de Paulo foi para crentes, não para incrédulos! Veja artigo sobre esse assunto neste link.
- Somente os crentes que não perderem a posição de ‘primogenitura’ reinarão juntamente com Cristo durante o Milênio. Em Apocalipse, nem todos são retratados como ‘reis’.
A posição de ‘primogênito’
- Sempre podemos nos arrepender, confessar os nossos pecados em oração e mudar a nossa caminhada.
“Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1:5-9
- Devemos andar em amor e não com medo. Veja esse trecho maravilhoso de 1 João 14-19”:
“E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo. No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque ele nos amou primeiro.”
O que acontece depois do 1º arrebatamento?
- Após o 1º arrebatamento, há vários acontecimentos na Terra, relacionados a outros grupos que ficam, como o dos ‘144.000’ de Israel (o grupo de crentes descendentes de israelitas, recém convertido, que exercerá um ministério apostólico) e aos crentes gentios que ficarem ou que passarem a crer. Bilhões de pessoas serão salvas pela fé em Cristo.
- Haverá a perseguição do sistema da ‘Prostituta’ aos crentes, o que ocorre antes do início do reino da Besta. Em seguida, começa o reino da Besta e a exigência da ‘marca da Besta’ e da adoração da ‘imagem’ da Besta (que não é uma estátua).
Os acontecimentos são complexos e não cabem no escopo desta apresentação. Veja o artigo Como entender o Livro de Apocalipse.
Qual é a cronologia dos eventos de Apocalipse?
- A autora Brenda Weltner (EUA) desenvolveu um modelo de cronologia que se aplica a qualquer ano para o qual se queira simular a 2ª Vinda de Cristo. O modelo foi adaptado para uma planilha Excel, que ajusta a cronologia para qualquer ano em que se simule a 2ª Vinda, ajustando todos os demais eventos, retroativamente.
- Naturalmente, ninguém sabe em que ano acontecerá a 2ª Vinda e qualquer simulação é apenas um exercício.
- Se a 2ª Vinda de Cristo, por exemplo, for no ano de 2028, então o 1º arrebatamento e o início da tribulação aconteceriam no 2º semestre de 2024, no mês de outubro. Este é um exemplo hipotético, uma simulação. Caso a guerra tenha uma escalada em que Israel seja severamente atacado, é um cenário possível.
- A Cronologia é muito interessante é contém excelentes notas explicativas. Vale a pena ler e entender o modelo conceitual e compreender a sequência e o encaixe dos eventos.
Veja o artigo sobre a Cronologia neste link.
Conclusão
- Este material foi desenvolvido para alertar quem nunca teve maior interesse por assuntos sobre o tempo do fim. O crente precisa estar alerta e perceber os sinais.
- O sinal de que o arrebatamento e a futura tribulação estão próximos não será a assinatura de algum ‘acordo de paz’, mas sim alguma situação trágica em Israel (decorrente de guerra ou invasão ou desastre natural), necessariamente após o ‘Grande Sinal’ que já ocorreu em 2017.
- Quando os eventos proféticos a partir do ‘Sinal do Dragão’ começarem a acontecer, tudo será em rápida sucessão. As pessoas ficarão perplexas e não saberão o que fazer. Haverá escassez e conflito na Terra. A mudança de paradigma será total.
- Isso acontecerá em 2024? Não sabemos!!!
- Independentemente de os eventos do tempo do fim começarem a acontecer em breve ou não, sempre é importante estar preparado(a) espiritualmente.
- É nosso desejo que todos nós estejamos seguros na fé em Cristo, andemos na luz e com arrependimento dos pecados, e sejamos considerados dignos, não colocando em risco a posição de ‘primogênitos’.
- Na parábola das 10 Virgens (Mateus 25), as sábias carregaram azeite consigo e, quando ouviram o grito de alerta, tinham óleo para colocar em suas lamparinas. As outras não se preocuparam em carregar óleo, e por isso não conseguiram acender as próprias lamparinas quando precisaram, encontrando portas fechadas. A atitude de descuido e imprudência lhes trouxe arrependimento.
- No AT, Esaú (o irmão gêmeo de Jacó, que havia nascido primeiro) também teve grande arrependimento, quando se deu conta da enorme perda que teve ao tratar a própria posição de primogênito com desprezo, trocando-a por um simples prato de ensopado.
- Deus te ama e quer que você tenha salvação eterna, que seja um filho com status de ‘primogênito’ e que não perca nenhuma herança que lhe foi reservada. Esteja pronto(a), seguro(a) e tranquilo(a).
- Saber a ordem dos eventos ou possíveis datas não é o mais importante. O importante é estar espiritualmente preparado(a), aconteça o que acontecer, em que ano for.
“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano
o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” 1 Coríntios 2:9
Anexo – As ‘Festas do Senhor’ no outono (do hemisfério norte)
Festa ou data especial | 2024 | 2025 |
Festa de Trombetas (Rosh Hasana ou ‘Yom Teruah’) | 2-4 de outubro | 22-24 de setembro |
Dia da Expiação (‘Yom Kippur’) | 11-12 de outubro | 1-2 de outubro |
Festa de Tabernáculos (‘Sukkot’), com 7 dias | 17 a 23 de outubro | 7 a 13 de outubro |
8ª dia da Festa de Tabernáculos (‘Shmini Atzeret’) | 24-25 de outubro | 14-15 de outubro |
Obs.: 1) Margem de erro de +/- 1 dia
2) Normalmente as festas são mencionadas como as ‘festas judaicas’, porém na Bíblia são chamadas de ‘as Festas do Senhor’.
Notas
Apocalipse é um livro de interpretação complexa. É impossível explicar tudo nesta apresentação.
Importante destacar que ninguém está ‘predizendo’ nada, apenas apresentando como os eventos iniciais de Apocalipse 12 se desenrolam e de que forma podem estar relacionados ao momento atual. Cabe a cada um observar os eventos e correlacionar conforme o seu melhor entendimento. Prudência, discernimento e serenidade são essenciais.
Você também pode ter pontos de vista diferentes sobre certas intepretações, e tudo bem. Aqui, o nosso maior objetivo é estimular que esteja conectado com Cristo e que fique firme na fé e que cuide da sua caminhada, confesse a Deus os seus pecados e ande em amor. Deus te abençoe! [Apresentação redigida em 30/09/2024]
Outros artigos recomendados:
A guerra em Israel, o filho varão e o arrebatamento (escrito em 2023)
Quem julga estar firme, cuide-se para que não caia
Como entender o livro de Apocalipse
◊◊
Você está seguro do seu destino eterno? Tem a certeza e a alegria da sua salvação eterna, em Cristo Jesus? O momento para isso é o dia que se chama hoje! Conheça a nossa página da Salvação.