salvação

Salvação

A Bíblia é bem clara sobre a necessidade de uma pessoa ‘nascer de novo’ para ter salvação e receber a vida eterna. Jesus cunhou esse termo, quando conversou com o líder religioso judeu Nicodemos, que foi procurá-Lo.

O diálogo de Jesus com Nicodemos

Jesus e Nicodemus
A visita de Nicodemos a Jesus

Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
Este, de noite, foi até Jesus e lhe disse: — Rabi, sabemos que o senhor é Mestre vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que o senhor faz, se Deus não estiver com ele.
Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.
Nicodemos perguntou: — Como pode um homem nascer, sendo velho? Será que pode voltar ao ventre materno e nascer uma segunda vez?
Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não fique admirado por eu dizer: “Vocês precisam nascer de novo.” João 3:1-7

A salvação depende dessa conversão espiritual.

Felizmente, Jesus tornou esse processo de transformação bem simples. Tão simples que, todas as pessoas, independente de seu grau de instrução, nível de inteligência ou condição social, são capazes de compreender.

O novo nascimento

Há alguns aspectos importantes para o novo nascimento:

1. Todos os homens/mulheres nascem pecadores. Romanos 3:23 diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus“. Essa mensagem de que todos os homens são pecadores é amplamente repetida nas escrituras, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Isso significa que você é um pecador diante dos olhos de um Deus que é santo. Você reconhece que é um pecador?

2. Como todo homem é um pecador imperfeito, e Deus é um Deus perfeito, nenhum homem pode salvar a si mesmo. Jesus deixou esse fato bem claro em Mateus 5:48, quando disse: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” Se todos precisamos ser perfeitos aos olhos de Deus, como alguém poderá ir ao céu, especialmente se a Bíblia declara diversas vezes que todos são pecadores? Obviamente, ninguém irá ao céu assim, tentando ser ‘bom’ para merecê-lo. Como a Bíblia diz que milhões de pessoas estarão no céu, deve haver outro modo de chegar lá, além de tentar ser ‘bom’ o suficiente. Você precisa estar arrependido dos seus pecados e querer obter o perdão.

discurso de Pedro
Pedro discursando

Você também precisa se arrepender da descrença. O livro de Atos focaliza especialmente no arrependimento em relação à salvação (Atos 2:38; 3:19; 11:18; 17:30; 20:21; 26:20). Arrepender-se, em relação à salvação, também é mudar a sua convicção sobre Jesus Cristo. Na pregação de Pedro no dia de Pentecostes (Atos 2), ele conclui com um chamado para as pessoas se arrependerem (Atos 2:38). Arrepender-se de quê? Pedro convidou as pessoas que rejeitaram a Jesus (Atos 2:36) a mudar seus pensamentos sobre Ele e reconhecer que Ele é realmente “Senhor e Cristo” (Atos 2:36). Pedro os convidou a transformarem as suas mentes, deixando para trás a sua rejeição de Cristo como o Messias e passar a ter fé n’Ele, como Messias de Israel (o Cristo) e Salvador.

3. Jesus Cristo, oferecendo o Seu sangue derramado no Calvário, morreu como um sacrifício substituto pelos seus pecados, e oferece a você vida eterna, como um presente gratuito! Parece bom demais para ser verdade? Em Romanos 6:23, lemos: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

A vida eterna é um dom, um presente gratuito, de Deus, por meio do sacrifício de Jesus na cruz. Você não pode comprar a vida eterna, mas ela é oferecida como um presente gratuito do próprio Deus, que enviou  o Seu Filho por amor a nós! Esta é a ‘boa notícia’, o Evangelho (que significa “boa notícia”)!

4. Em Efésios 2:8-9, o apóstolo Paulo reitera esse ensino que a vida eterna com Deus é um dom gratuito:

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Crucificação por Andrew Constantine
Jesus na Cruz, por Andrew Constantine

Nenhum homem poderá estar diante de Deus na eternidade, e se gloriar que “conquistou” a sua entrada no céu. Todas as pessoas no céu estarão ali somente por causa da misericórdia e da graça de Deus, que Jesus obteve com a Sua morte, em nosso lugar, na cruz do Calvário. Para nós, foi gratuito, mas para Jesus, envolveu um altíssimo preço. Em vez de punir os pecados individuais de cada pessoa, Deus acumulou esses pecados sobre Jesus, quando Ele estava na cruz. No Antigo Testamento (escrituras dos judeus), no livro do profeta Isaías, que foi escrito cerca de quatro séculos antes de Cristo, lemos:

Porque foi subindo como um renovo diante dele e como raiz de uma terra seca. Não tinha boa aparência nem formosura; olhamos para ele, mas não havia nenhuma beleza que nos agradasse.
Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é padecer. E, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o considerávamos como aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca. Como cordeiro foi levado ao matadouro e, como ovelha muda diante dos seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Pela opressão e pelo juízo, ele foi levado, e de sua linhagem, quem se preocupou com ela? Porque ele foi cortado da terra dos viventes; foi ferido por causa da transgressão do meu povo. Designaram-lhe a sepultura com os ímpios, mas com o rico esteve na sua morte, embora não tivesse feito injustiça, e nenhum engano fosse encontrado em sua boca. Todavia, ao Senhor agradou esmagá-lo, fazendo-o sofrer. Quando ele der a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do trabalho de sua alma e ficará satisfeito. O meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei a sua parte com os grandes, e com os poderosos ele repartirá o despojo, pois derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores. Contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.” Isaías 53:2-12

Esta é uma passagem da Bíblia dos judeus que não costuma ser lida nas sinagogas, e que profetiza a obra de Jesus na cruz, para redenção de muitos.

O que é preciso para ser salvo?

Em Atos 16:25-33, o carcereiro perguntou a Paulo, “O que é necessário que eu faça para me salvar?” Paulo respondeu: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” Você precisa CRER em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal. Para crer realmente, você precisa colocar toda a sua fé e confiança em Cristo e depender somente d’Ele como a sua única esperança de salvação e de vida eterna. Essa é uma questão de crer no coração. Não se trata somente de um conhecimento intelectual sobre a existência de Jesus. A salvação é dada gratuitamente, mas somente para aqueles que creram genuinamente na vida, morte e ressurreição de Cristo, e que Ele é o Filho de Deus.

5. Em João 1:1,14, vemos que Jesus Cristo estava presente com Deus Pai antes do início dos tempos, e o verdadeiro criador do Universo e de tudo o que nele há. Veja essa linda passagem:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.
Houve um homem enviado por Deus, e o nome dele era João.
Este veio como testemunha para testificar a respeito da luz, para que todos viessem a crer por meio dele.
Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz,
a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina toda a humanidade.
O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome,
os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
[14] E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” João 1:1-14

Jesus fez, repetidamente, essa afirmação durante seu ministério. Ele é 100% Deus e 100% humano ao mesmo tempo, e é essa a razão pela qual Ele usou ambos os títulos durante seu ministério, Filho de Deus e Filho do homem. Para nascer de novo, você precisa crer nessa doutrina acerca de Jesus Cristo.

O verso 14 é o mais importante, o ensino que o Filho de Deus, Jesus Cristo, tornou-se homem. Em 1 João 4:1-3, vemos que se alguém nega que Jesus veio em carne, tem ‘o espírito do anticristo’. Logicamente, isso era exatamente o que os gnósticos daquele tempo estavam dizendo, isto é, que o Jesus humano não era o Deus Messias vindo em carne; em vez disso, a “Consciência do Cristo”, no sentido de que a “Consciência do Messias” teria vindo sobre Jesus por ocasião do seu batismo e O deixou quando Ele estava na cruz. Eles não criam que Jesus fosse Deus e homem. Diversos movimentos e religiões ressuscitaram essa heresia e, algumas delas, ainda se intitulam ‘cristãs’, mas não são.

6. Isaías 53:6 prediz exatamente o que Jesus Cristo fez por nós na cruz: “O SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.Somente a sabedoria, a graça e o poder do Deus Todo Poderoso poderia conceber um Plano de Salvação tão gracioso! A natureza de Deus exige a punição de todo pecado. Esse é um fato que não depende da nossa opinião. No entanto, Deus teve um plano por meio do qual um substituto santo e inocente seria punido no lugar do pecador, alguém imaculado e muito precioso para Deus: o Seu próprio Filho, Jesus. No Antigo Testamento, Deus permitia que um cordeiro fosse o sacrifício substituto para o pecado; Jesus então se tornou o sacrifício perfeito, para todos os pecados do mundo. Seu sacrifício foi perfeito nunca precisa ser repetido e salva todas as pessoas em todas as épocas.

Para nascer de novo, você precisa compreender e crer nesse princípio da morte substitutiva de Jesus na cruz do Calvário em seu lugar.

O pagamento da pena por outra pessoa pode soar estranho, mas foi assim que Deus determinou. Nenhum de nós conseguiria pagar a pena pelo pecado e nós não teríamos esperança alguma. Isto é o presente gratuito de Deus, em nosso favor. Em sua primeira carta aos coríntios, o apóstolo Paulo disse:

Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.
Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.
Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?
Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.
Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria;
mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios;
mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” 1 Coríntios 1:18-25

Se você compreende isso e crê nessas verdades, precisa entender como pode receber esse Dom GRATUITO da vida eterna por meio de Jesus Cristo. Afinal, se eu estivesse tentando lhe dar um presente GRATUITO, esse presente não se tornaria seu, se você se recusasse a estender o braço e pegá-lo. Você precisa ir até o Senhor Jesus e receber o Dom GRATUITO da Vida Eterna das mãos d’Ele. Como você faz isso? Por meio da fé salvadora.

Existem fés que não são salvadoras. Você pode entender, intelectualmente, os fatos sobre a pessoa de Jesus Cristo, mas essa não é uma fé salvadora. Você pode estar em uma igreja ou em uma seita que ensina muitas verdades sobre Jesus Cristo, mas que ensina que você precisa fazer outras coisas para conseguir ser salvo. Essa também não é a fé salvadora. Fé salvadora é confiar em Jesus Cristo e n’Ele somente, para a sua salvação.

Se você acha que precisa de algo mais do que confiar na obra de Jesus Cristo na cruz, está contrariando Efésios 2:8-9 e Isaías 53:6b.

Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8,9

Mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.” Isaías 53:6b

A maioria das seitas e as falsas religiões cristãs erram nesse ponto; acrescentam outras coisas que seriam “necessárias” para a salvação, ou oferecem um caminho falso para o céu.

Você recebe esse maravilhoso Dom GRATUITO de Vida Eterna aceitando-o pela fé salvadora. Essa é a maior história já contada, sobre a maior oferta que já foi feita, pela maior de todas as pessoas que já viveu. Jesus foi tão importante, que o calendário foi dividido em antes de Cristo e depois de Cristo. Verdadeiramente, somente um Deus sábio e gracioso poderia conceber um plano maravilhoso assim, por meio do qual, os homens pudessem ter os seus pecados perdoados, e obterem a vida eterna. Pense nisso! Deus, por sua própria natureza, precisa punir todo pecado, mas como é misericordioso, oferece o Plano da Punição Substitutiva, por meio de Seu Filho Jesus Cristo.

Como receber agora mesmo a Vida Eterna em Cristo

Primeiro, você vai transferir a sua confiança, a sua esperança de vida eterna, de seja o que for que você fez, ou está fazendo, para o que Jesus fez por você na cruz. Jesus removerá os seus pecados e transferirá para você a justiça d’Ele. Isso significa que, embora você tenha falhado, continuamente, em guardar os mandamentos de Deus, e em viver de acordo com a Sua Palavra, Cristo obedeceu perfeitamente todas essas leis de Deus. Ele viveu uma vida imaculada e teve condições de ser o sacrifício substitutivo perfeito, o inocente que Deus aceitou pelos seus pecados e os de todo o mundo, para todos os que aceitarem essa dádiva.

Você deseja reconhecer que é um pecador agora, que não tem condições de se salvar por conta própria, e tornar-se um membro da família de Deus para sempre, seguindo-o, servindo-o como membro do corpo de Cristo, a igreja? Se a resposta do seu coração for “Sim”, então podemos ir a Ele agora, em oração, e podemos dizer-lhe que você quer deixar de confiar em qualquer outra coisa, especialmente naquilo que você mesmo tentou fazer para obter a salvação eterna. Você pode colocar a sua confiança n’Ele, e n’Ele somente, para a sua salvação, recebendo-o agora como o seu Salvador pessoal. Antes de orarmos uma oração simples, preciso enfatizar que o Senhor Jesus Cristo está olhando mais para o seu coração do que para seus lábios. Como Ele prometeu, “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” [Jeremias 29:13].

conversão de paulo por jason jenicke 700px
Conversão de Paulo, por Jason Jenicke

Se for isso que você quer, então o Senhor ouvirá a sua oração e lhe dará a vida eterna, agora, na privacidade do seu lar. Vamos orar.

Minha oração: “Pai, peço que concedas o Dom GRATUITO da vida eterna. Que teu Santo Espírito leve esta pessoa até ti. Conceda-lhe a fé para crer nas tuas maravilhosas promessas. Dá-lhe o arrependimento para converter-se dos seus pecados. Revele a ela Jesus Cristo crucificado como o sacrifício substitutivo perfeito.”

O Senhor Jesus Cristo está com você a partir deste momento. Você não está falando com ninguém agora, somente com Ele. Se você realmente quer nascer de novo, entrar na família de Deus por meio de Jesus Cristo, então faça você a seguinte oração, no seu coração. Se entende a profundidade e a grandeza do sacrifício que Jesus fez por você, se quiser, coloque-se de joelhos, e leia:

Senhor Jesus, quero receber-te na minha vida e que passes a ter o controle dela. Sou um pecador. Até aqui, confiei em mim mesmo, e em tentar ser ‘uma boa pessoa’, e em outras coisas. Mas, agora, coloco minha confiança em Ti. Eu Te aceito como meu Salvador pessoal. Creio na Tua morte em meu lugar. Eu Te recebo como Senhor e Mestre da minha vida. Ajude-me a deixar os meus pecados e a Te seguir. Aceito Tua oferta do Dom GRATUITO da vida eterna. Sou indigno dela, mas agradeço a Tua graça. Amém.

Você acaba de fazer a coisa mais importante da sua vida. Se foi sincero nisso, veja o que Jesus diz sobre o que você acaba de fazer. Em João 6:47, Ele diz: “Na verdade, na verdade vos digo, que aquele que crê em mim tem a vida eterna.” Durante sua oração, por um simples ato de fé, colocou a sua confiança para sua salvação eterna em Jesus Cristo. Mesmo sem ouvir nenhum coral de anjos cantando, nem nenhum tremor no chão ou alguma emoção especial.

Fé salvadora é confiar em Jesus Cristo, SOMENTE, para a sua salvação. Se no seu coração, você concordou com o que seus lábios disseram, tem a promessa de Jesus Cristo que Ele perdoa seus pecados, o adota no Reino dos Céus, e concede vida eterna nos céus com Ele.

Se isso tudo parece simples e você acha inacreditável que possa ser verdade, a Bíblia garante que é assim mesmo. Ao longo dos séculos, o homem complicou o Plano de Salvação e a maioria das pessoas não sabe o quão simples e descomplicado é esse plano por meio de Jesus Cristo! Se você foi sincero na sua oração, tem agora a vida eterna e a certeza dela como se já estivesse no céu. Jesus disse que ninguém pode tomar aquele que está em Suas mãos. Não há nada no céu ou na terra que possa tirá-lo de lá!

A salvação por meio do sangue que Jesus derramou no Calvário lhe dá um relacionamento pessoal e profundo com o Espírito Santo enquanto você viver!! Quando você começar a ler a Bíblia e, especialmente, o Novo Testamento, compreenderá a maravilhosa profundidade do relacionamento que pode ter com o Criador! A salvação produz um relacionamento que enriquecerá diariamente sua vida. Você nunca conseguirá acreditar, até que nasça de novo, o tipo de vida que perdeu por tanto tempo!

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus. A condenação é esta: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal detesta a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” João 3:16-21